Mozilla reforma o Firefox Reality

Mozilla reforma o Firefox Reality

5 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Mozilla decidiu reformar o Firefox Reality, que é o seu de realidade virtual e aumentada, “oferecendo-o” a uma equipa externa que tem planos para o relançar com novo nome. Agora, ele passa para as mãos da iIgalia que já estava a desenvolver um navegador de código-fonte subjacente ao Firefox Reality, com o objectivo de lançar um navegador VR / AR comparável, chamado Wolvic, na próxima semana. Enquanto isso, a Mozilla removerá o Firefox Reality das lojas de aplicações nas próximas semanas.

Numa publicação no se blog, a Mozilla enquadrou a mudança como uma evolução natural do Firefox Reality, que havia sido lançado em 2018:

“Estamos na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias”, disse a organização, citando os padrões WebVR e WebAR. “Em alguns casos, a Mozilla continua a ser a anfitriã, e incubadora, dessas novas tecnologias… Com outras tecnologias, encontramos comunidades e organizações onde os nossos projectos podem continuar a crescer e contribuir para a web.”

Picture-in-Picture Firefox para Android Firefox Reality

Firefox Reality em breve surgira com outro nome: Wolvic

O Firefox Reality está actualmente disponível no headset Meta Quest (anteriormente Oculus Quest), na plataforma Viveport da HTC e no headset VR autónomo Pico, bem como no headset de realidade mista HoloLens da Microsoft.

Além de permitir que os utilizadores naveguem em páginas da Web tradicionais através dos headsets, é um portal para experiências completas de VR e AR baseadas na Web – uma plataforma que geralmente é negligenciada em comparação com aplicações de heaset nativas, mas que oferece uma alternativa mais aberta para lojas de aplicações com curadoria.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.