Mozilla resolve finalmente o problema do Firefox com os antivírus
6 Julho, 2019No inicio do ano, aquando da implantação da versão 65 do Firefox para o Windows, reportei aqui um problema que essa versão do navegador da Mozilla tinha com certos antivírus.
Os relatórios de erros afectavam o Avast e o AVG (mas não apenas esses), com o Firefox a mostrar uma mensagem de erro ao tentar aceder a sites seguros (HTTPS) devido a um possível risco de falsificação de identidade do site (imagem do erro abaixo)
Com a próxima versão 68 do Firefox, que deve estar disponível já no próximo dia 9 de Julho, a acreditar no cronograma planeado actualmente, tais preocupações de conflitos com antivírus e em ligações com certificados de segurança, serão histórias do passado.
Para ligações HTTPS com sites, os antivírus interceptam o tráfego para varredura antes de chegar ao navegador. Isso é para proteger o utilizador contra um possível malware. Por seu turno, a Mozilla destaca o facto de que o protocolo TLS (para ligações HTTPS para sites) é projetcado para evitar interceptações.
Essas interceptações só são permitidas em certificados emitidos por autoridades confiáveis (autoridades de certificação). Assim, “o Firefox exibirá um erro quando as ligações TLS forem interceptadas, a menos que o antivírus previna esse problema” .
Ao contrário de outros navegadores que dependem da lista do sistema operativo, o Firefox conta com a sua própria lista de autoridades de certificação confiáveis. Além do sistema operativo, os antivírus também devem incluir os seus certificados.
Está relacionado a este repositório de root do Firefox que havia problemas com antivírus. Com a versão 68 do Firefox e quando esse tipo de erro é detectado usando um mecanismo dedicado, a Mozilla aplicará um procedimento automatizado de importação de certificados root que foram adicionados ao sistema operativo.
Essa importação está relacionada a um parâmetro “enterprise roots” (security.enterprise_roots.enabled) que não está habilitado na versão estável actual do Firefox.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.