Mozilla lança o novo Firefox 74

Mozilla lança o novo Firefox 74

10 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

A Mozilla lançou há instantes o novíssimo Firefox 74 que chega a todas as plataformas de desktop suportadas com algumas novidades. No momento em que este artigo está a ser escrito, as notas desta nova versão ainda não estavam disponíveis, e o que sabemos sobre o Firefox 74 é que é a primeira versão a desactivar o TLS 1.0 e o TLS 1.1, pois a Mozilla está a forçar a mudança para versões mais recentes. Mais especificamente, isso significa que, se actualizar para o Firefox 74 e tentar carregar um site que ainda utiliza essas duas versões antigas, vai receber um erro de “Falha na ligação segura” no carregamento da página.

Firefox 74 já está disponível para download

Essa migração não é uma grande surpresa, pois outras grandes empresas, como a Google, a Microsoft e a Apple, anunciaram a mudança para versões mais recentes do TLS há quase dois anos, na tentativa de tornar a migração o mais suave possível para os desenvolvedores.

Firefox 74

O Firefox 74 também apresenta uma alteração importante em relação ao calendário de lançamento. A partir desta nova versão, o Mozilla lançará novas versões importantes a cada quatro semanas, em comparação com as seis semanas como tinha vindo a ser até aqui.

“O Ciclos de disponibilização mais curtos fornecem maior flexibilidade para suportar o planeamento de produtos e alterações de prioridade devido a requisitos de negócios ou de mercado. Com ciclos de quatro semanas, podemos ser mais ágeis e enviar recursos mais rapidamente, aplicando o mesmo rigor e diligência necessários para uma versão estável e de alta qualidade”, disse a Mozilla num anúncio em Setembro de 2019.

Isso significa que a próxima actualização, que deverá chegar sobe a forma de Firefox 75, deverá chegar perto do dia 7 de Abril, e o Firefox 76 a 5 de Maio.... e por aí em diante.

Assim que tivermos mais informações sobre o que tem de novo nesta nova versão, actualizaremos este artigo. Entretanto se utilizar o Firefox, basta ir ao menu ajuda para actualizar a aplicação. Se ainda não utilizar, pode descarregar o mesmo gratuitamente, aqui.