Mozilla retoma o lançamento do Firefox 65

Mozilla retoma o lançamento do Firefox 65

6 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias expliquei aqui que a Mozilla tinha suspendido o lançamento do Firefox 65, depois de muitos utilizadores se terem queixado por problemas de navegação causados por incompatibilidades com o antivírus, mas expliquei tudo de forma mais pormenorizada aqui. Agora, depois dos mais diversos programas antivírus terem desactivado a verificação HTTPS para o Firefox, o Mozilla voltou a disponibilizar a actualização automática do Firefox 65.

Quando o Firefox 65 foi lançado, os utilizadores começaram a reclamar que não conseguiam navegar na Web porque o Firefox continuava a mostrar erros de certificado inseguro para sites legítimos como Google, Facebook, Twitter etc. Segundo foi relatado no site de bugs da Mozilla, esse problema estava a ser causado por programas antivírus que executavam varredura SSL ou HTTPS.
Para quem não sabe, os programas antivírus podem realizar varreduras SSL ou HTTPS instalando o seu próprio certificado na raiz no computador, o que permite que eles visualizem o tráfego SSL e detectem tráfego mal-intencionado. Com o lançamento do Firefox 65, algo mudou, e fez com que esse recurso de segurança começasse a gerar erros de certificado.

Devido à grande quantidade de reclamações, o Mozilla suspendeu o lançamento do Firefox 65 para os utilizadores das plataformas Windows. A Avast criou um hotfix que desactiva a varredura de SSL para o processo do Firefox, para o próprio Avast e para o AVG.

Numa actualização do relatório do bug, o líder do controlo de qualidade da Mozilla, Ryan VanderMeulen, afirmou que eles voltaram a permitir a distribuição do Firefox 65 para Windows, agora que estão a ter menos erros, desde que o Avast e o AVG desactivaram a varredura HTTPS.

No entanto, em resposta a isso, o director de engenharia da Avast, Lukáš Rypáček, comentou no ticket do bug que uma forma mais eficaz necessita de ser desenvolvida para permitir que o software antivírus continue a executar a verificação HTTPS nos navegadores da web. Rypáček afirmou ainda, que embora o HTTPS seja obviamente importante, também é a capacidade de varrer esse tipo de tráfego para actividades maliciosas. Para ilustrar isso, Rypáček partilhou que apenas a base de utilizadores do Avast bloqueia 1,8 milhão de sites por dia com o protocolo HTTPS, aproximadamente 660.000 utilizadores são protegidos diariamente por causa desses HTTPS bloqueados, e 550.000 domínios distintos são bloqueados por dia através de filtragem HTTPS.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.