Mozilla lança uma nova actualização para o Firefox

Mozilla lança uma nova actualização para o Firefox

4 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de há alguns dias ter lançado o Firefox 77, a Mozilla lançou agora uma pequena actualização para o navegador, que o leva para a versão 77.0.1. Esta actualização foi disponibilizada com uma única correcção referente ao DNS sobre HTTPS. O changelog explica o seguinte:

"A selecção automática desactivada de fornecedores de DNS sobre HTTPS durante um teste para permitir uma implantação mais ampla de uma forma mais controlada."

A Mozilla discute ainda mais o problema num relatório publicado no Bugzilla, onde a empresa explica que o lançamento do DNS por HTTPS pode causar problemas para alguns fornecedores, inclusive para o NextDNS.

“Precisamos ser capazes de implementar isso gradualmente, para não sobrecarregar nenhum fornecedor. Até a execução a seco envolve até 10 solicitações por cliente, o que pode ser muito significativo quando toda a população de lançamentos é actualizada ”, explica um engenheiro.

Firefox 77.0.1

Mozilla lança o Firefox 77.0.1

A Mozilla explica ainda que, devido ao problema descoberto, o lançamento do Firefox 77 foi suspenso, e agora os utilizadores recebem a nova versão que está disponível a partir de hoje. Por outras palavras, a instalação do Firefox 77.0.1 agora é possível directamente para os utilizadores com versões mais antigas.

Para quem anda mais atento, terá verificado que o Firefox agora está a receber actualizações num ritmo mais rápido, pois a Mozilla planeia lançar novas versões a cada quatro semanas. Isso significa que revisões menores, como a que está hoje a ser disponibilizada, também estão a chegar numa cadência mais rápida.

A próxima grande compilação do Firefox é a versão 78, com lançamento programado para o próximo dia 30 de Junho para todas as plataformas de desktop suportadas. Mas por agora, o Firefox 77.0.1 é a mais actual.