Mozilla lança o novo Firefox 83 e vai querer actualizar o seu navegador

Mozilla lança o novo Firefox 83 e vai querer actualizar o seu navegador

18 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de ter lançado o Firefox 82 no passado dia 21 de Outubro, a Mozilla lançou a versão estável do Firefox 83. Com esta nova versão chegam vários novos recursos, e a aplicação já está disponível para download.

A primeira mudança será sentida desde os primeiros momentos em que instalar o Firefox 83, já que o navegador ganha melhorias no seu desempenho geral. A Mozilla fala de um ganho de até 15% na troca de páginas. Isso é um ganho de até 12% para a capacidade de resposta das páginas, alem de um queda no consumo de RAM a rondar os 8%.

Alem disso, esta nova versão também adiciona um "HTTPS only mode", que tenta estabelecer uma ligação HTTPS nos sites. A ideia é semelhante ao que oferece a extensão HTTPS Everywhere. Se um site HTTP não puder mudar para HTTPS, o navegador exibirá um alerta. O utilizador deve então escolher se deseja continuar ou sair do mesmo. Para activar este modo, vá para as opções do Firefox, escolha a secção "Privacidade e segurança" e role até ao final da página.

Firefox 83

Firefox 83 já está disponível para download

Além disso, o navegador agora permite que amplie as páginas com os dedos em dispositivos Windows com o ecrã touch. Também funciona em Macs com trackpad. Por outro lado, a função Picture-in-Picture agora suporta atalhos de teclado.

A Mozilla também anuncia que o Firefox 83 melhora a funcionalidade e o design de tudo relacionado à pesquisa. Além disso, o navegador oferece suporte a AcroForm. Isso permite que preencha, imprima e guarde formulários em PDF. No processo, o leitor de ficheiros PDF muda de design. Por fim mas não menos importante, o WebRender está disponível para mais utilizadores no Windows 7/8 e no macOS 10.12 até o macOS 10.15.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.