Mozilla lança o Firefox 92: conheça os novos recursos

Mozilla lança o Firefox 92: conheça os novos recursos

8 Setembro, 2021 Não Por Sandro Sotto

A Mozilla disponibilizou há instantes o Firefox 92 para as diferentes plataformas. Com esta nova versão temos alguns novos recursos e vamos tentar falar um pouco sobre cada um deles.

A Mozilla continua os seus esforços para melhorar o manuseio de HTTP e HTTPS. Depois de ter lançar uma política de prioridade em HTTPS para o modo de navegação privada com o Firefox 91. Para realizar a actualização automática de HTTP para HTTPS sempre que possível, o grupo incorpora suporte para actualização automática para HTTPS usando HTTPS RR (registos de recursos) como cabeçalhos Alt -Svc. O cabeçalho Alt-Svc permite que um servidor indique que um determinado recurso deve ser carregado de um servidor diferente, enquanto ainda dá a impressão ao utilizador de que foi carregado do mesmo servidor.

Por outro lado, os níveis de gama completa de cores agora são suportados no Firefox 92 para reprodução de vídeo em muitos sistemas. Além disso, o desempenho do navegador com leitores de ecrã e outras ferramentas de acessibilidade deixou de ser seriamente prejudicado se o Mozilla Thunderbird for instalado, ou actualizado, após o Firefox. Também vamos falar sobre alertas numa guia que não causam mais problemas de desempenho em outras guias que usam o mesmo processo.

Firefox FTP 78 78.0.1

Firefox 92 já está disponível para download

O Firefox 92 também concentra-se nos utilizadores do Mac. A secção partilhar do macOS agora pode ser acedida no menu Ficheiro do navegador. Além disso, há suporte para imagens que contam com perfis ICC v4, o VoiceOver relata correctamente os botões e links marcados como "expandidos" usando o atributo aria expandido, e a barra de favoritos agora segue os estilos visuais do Firefox.

Como sempre, o Firefox 92 já está disponível para download no site da Mozilla. Note que esta versão deve inicialmente oferecer suporte para imagens em formato AVIF, para peso reduzido, mantendo a boa qualidade. Mas a Mozilla finalmente adiou a disponibilidade, e certamente será necessário esperar que o Firefox 93 a tenha.