Mozilla lança o Firefox 101 que chega com algumas novidades

Mozilla lança o Firefox 101 que chega com algumas novidades

31 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Firefox 101 já está disponível para download

Menos de um mês após o lançamento da versão 100, que aconteceu a 3 de Maio de 2022, a Mozilla iniciou hoje o processo de disponibilização do Firefox 101, que ainda assim conta com algumas pequenas novidades... mas nada de muito significativo.

A nota de maior destaque é o facto desde Firefox 101 trazer de volta o antigo prompt de downloads. E se senão sabe o que isso significa, vou tentar explicar. Desde o Firefox 97, que foi lançado em Janeiro de 2022, o Firefox inicia os downloads automaticamente sem questionar o que fazer com o ficheiro. Muitos utilizadores deste navegador não gostam desse comportamento, então a Mozilla decidiu revertê-lo, mantendo a opção de mudar para o novo UX de downloads do tipo Chromium.

Outras mudanças no Firefox 101 incluem suporte para vários microfones durante videoconferências e uma lupa para formulários no Android 9 e superior. Além disso, o Firefox agora suporta a consulta de multimédia prefere-contrast, permitindo que os sites detectem se o usuário solicitou conteúdo da Web com um contraste maior, ou menor.

Se estiver interessado em saber quais as mudanças feitas do lado dos programadores, pode aceder à documentação oficial desta nova versão do Firefox aqui.

Firefox 101

Como sempre, já pode descarregar o Firefox 101 do repositório da Mozilla ou actualizando o seu navegador, caso já tenha uma versão anterior no seu dispositivo. Para isso, só precisa de abrir o menu principal e clique em Ajuda > Sobre o Firefox.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.