Mozilla disponibiliza o Firefox 105 que chega com melhorias de desempenho no Windows e Linux

Mozilla disponibiliza o Firefox 105 que chega com melhorias de desempenho no Windows e Linux

21 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Tal como era esperado, a Mozilla disponibilizou o Firefox 105, a versão mais recente do seu navegador, que parece chegar com muitas melhorias, e acima de tudo, melhorias de desempenho.

Mas aqui fica tudo o que temos de novo no Firefox 105

  • Adicionada uma opção para imprimir apenas a página atual da caixa de diálogo de visualização de impressão.
  • O Firefox agora suporta service workers particionados em contextos de terceiros. Pode registar service workers num iframe de terceiros e ele será particionado no domínio de nível superior.
  • Deslizar para navegar (dois dedos num touchpad deslizado para a esquerda ou direita para executar o histórico para trás ou para frente) no Windows agora está ativo.
  • O Firefox agora é compatível com a especificação User Timing L3, que adiciona argumentos opcionais adicionais aos métodos performance.mark e performance.measure para fornecer horários de início e término personalizados, duração e detalhes anexados.
  • Pesquisar itens individuais em grandes listas agora é 2x mais rápido. Esse melhoramento de desempenho substitui array.includes e array.indexOf por uma versão otimizada do SIMD.
Firefox 105

Em termos de correções, a Mozilla melhorou significativamente o desempenho no Windows devido a alterações na forma como o Firefox lida com situações de pouca memória. Os clientes do Linux experimentarão benefícios semelhantes, pois o Firefox agora terá menos probabilidade de ficar sem memória. Enquanto isso, a rolagem do touchpad do macOS ficou mais acessível "reduzindo a rolagem diagonal não intencional oposta ao eixo de rolagem pretendido".

Em termos de correções de segurança, o Firefox 105 corrige quatro vulnerabilidades de segurança de gravidade alta, duas moderadas e duas de baixa gravidade, mas pode conhecer todos os detalhes aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.