Mozilla disponibiliza o Firefox 95 que já está disponível para download

Mozilla disponibiliza o Firefox 95 que já está disponível para download

8 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Há pouco falamos aqui de algumas das novidades que iriam chegar no Firefox 95, e agora a Mozilla disponibilizou o navegador para os utilizadores, que como prometido chega com várias melhorias de segurança, e desempenho, como RLBox e Site Isolation. Alem disso, também há algumas correcções de bugs que melhoram a velocidade de inicialização do processo de conteúdo no macOS e a alocação de memória em todas as plataformas.

A principal mudança no Firefox 95 é o RLBox. Ele aproveita o WebAssembly para proteger o Firefox contra vulnerabilidades de segurança em bibliotecas de terceiros. O RLBox já era fornecido para os utilizadores do Linux e do Mac há algum tempo, mas agora está disponível em todas as plataformas de desktop, e móveis.

No macOS, o Firefox 95 vem com uso reduzido da CPU, o que deve melhorar a estabilidade do seu Mac. Além disso, o uso de energia do navegador no macOS foi reduzido quando vídeos decodificados por software são reproduzidos, especialmente em ecrã completo. Se aceder a sites como Netflix ou HBO, verá um consumo de energia reduzido graças a essa mudança.

Firefox 95

Firefox 95 focado na segurança

No entanto, o RLBox não é o único melhoramento de segurança no Firefox 95, a Mozilla diz que activou o isolamento de sites para todos os utilizadores, o que ajuda a proteger contra ataques de canal lateral como o Spectre.

Por fim, se usar o Picture-in-Picture em sites de streaming de vídeo, agora é possível mover o botão para o outro lado do vídeo procurando a nova opção do menu de contexto, Mover Picture-in-Picture Toggle para o lado esquerdo (direito).

Como sempre, se já usa o Firefox, o seu navegador deve ser actualizado automaticamente nos próximos dias. Se ainda não o tem, pode descarregar o mesmo através da Microsoft Store, ou directamente do site oficial aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.