Mozilla disponibiliza o Firefox 102: Conheça os novos recursos

Mozilla disponibiliza o Firefox 102: Conheça os novos recursos

28 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Mozilla iniciou o processo de disponibilização do novo Firefox 102 que chegou com algumas novas adições. Esta é a oportunidade de as descobrir, e fique a saber que a actualização está disponível para diversas plataformas, como Windows, macOS e Linux.

O Firefox 102 agora pode remover elementos utilizados ​​para rastreamento em URLs. Estes podem ser parâmetros UTM, como utm_source, utm_medium, utm_campaign , utm_term, utm_content e outros. O navegador da Mozilla usa uma lista negra com os termos em questão e remove os mesmos automaticamente quando estão presentes num URL. Esta opção está disponível com a Navegação Privada e quando a Protecção Avançada contra Rastreamento está definida como Estrita.

Outro novo recurso é a capacidade de ocultar o painel de download. Por padrão, o Firefox mostra esse painel assim que um download começa. No entanto, isso parece incomodar alguns utilizadores, daí a nova opção. Basta clicar com o botão direito do mouse no botão para abrir o painel de download e optar por desactivar "Mostrar painel quando o download começar". A opção está activa por padrão.

Firefox 102 já está disponível para download

Firefox 102

Por outro lado, o Firefox 102 agora suporta legendas com modo Picture-in-Picture nos sites do HBO Max, Funimation, Dailymotion, Tubi, Disney+ Hotstar e SonyLIV. Há também uma melhoria na leitura de PDFs em modo de alto contraste, o uso do Geoclue no Linux se estiver disponível no sistema para geolocalização e outros elementos específicos para programadores.

Como sempre, o Firefox 102 já está disponível para download no site da Mozila (aqui).

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.