Mozilla despede 60 trabalhadores e vai-se focar na Inteligência artificial

Mozilla despede 60 trabalhadores e vai-se focar na Inteligência artificial

14 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que a Mozilla estava a planear mudanças e a trabalhar num novo capitulo. Agora sabemos que a dona do Firefox decidiu despedir 60 dos seus funcionários, que são 5% da sua força de trabalho.

A empresa planeia reduzir os seus investimentos em vários produtos, incluindo na sua VPN, o serviço de e-mail Firefox Relay e seu recurso Monitor Plus para apagar rastros na Internet. A Mozilla também vai encerrar o Hubs, o mundo virtual 3D lançado em 2018, e vai reduzir os seus investimentos na sua instância social no Mastodon.

Uma das áreas onde a Mozilla planeia alocar recursos adicionais é, sem surpresa, na inteligência artificial.

"Em 2023, a IA generativa começou a mudar rapidamente o cenário industrial. A Mozilla aproveitou a oportunidade para lançar IA confiável no Firefox, em grande parte graças à aquisição do Fakespot e ao trabalho de integração de produtos que se seguiu”, diz um memorando da empresa disponibilizado ao TechCrunch. “Além disso, encontrar conteúdo de qualidade ainda é um caso de uso crítico para a Internet. Portanto, como parte das mudanças de hoje, estamos a reunir o Pocket, o conteúdo e as equipas de IA/ML que oferecem suporte ao conteúdo com a organização Firefox.”

Mozilla vai virar a página da empresa

Esta reorganização ocorre no momento em que a Mozilla nomeou um novo CEO na semana passada. A ex-executiva do Airbnb, PayPal e eBay, Laura Chambers, que ingressou no conselho da empresa há três anos, foi nomeada executiva-chefe para o restante do ano.

“Ela vai-se concentrar em fornecer produtos de sucesso que promovam a nossa missão e em construir plataformas que acelerem o impulso”, escreveu Mitchell Baker, ex-CEO da Mozilla e o seu novo presidente executivo, quando Laura Chambers assumiu suas funções.

E isto parece ser só o começo de algo gigante que a empresa está a preparar... veremos o que o futuro nos revela.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.