Mozilla com planos para abandonar o Firefox para Android em favor do Fenix

Mozilla com planos para abandonar o Firefox para Android em favor do Fenix

28 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Se é utilizador do Firefox para Android, deverá ter notado que a Mozilla tem lançado muito menos atualizações para o navegador, do que é habitual. E isso parece ter uma explicação, é que a empresa está a trabalhar num novo navegador para o sistema operativo Android, batizado como Fenix, e que em breve deverá substituir o Firefox no sistema da Google.

Num documento de suporte publicado pela Mozilla, como notado por Ghacks, os passos que levarão à substituição do Firefox (indicado no documento como "Fennec") pelo Fenix são descritos. Como planeado anteriormente, o Firefox 67 e o 68 para Android serão lançados a 14 de maio e 9 de julho, respetivamente. Depois disso, o navegador só receberá correções de erros e correções de segurança. O Firefox 68.1 será lançado a 3 de setembro, e a versão 68.2 será lançada a 22 de outubro, por assim em diante.

No documento, a Mozilla também confirma a mudança contínua de recursos do desenvolvimento do Fenix ​​para corrigir bugs e implementar funcionalidades na versão atual do Firefox. Manter o navegador Android na versão 68 acelerará o desenvolvimento do Fenix, mas, por outro lado, significa que não haverá novos recursos no Android até que o Fenix esteja concluído.

Finalmente, no documento, não há informações sobre o momento do lançamento do Fenix, mas o atual navegador Firefox chegará ao fim no próximo ano. Considerando que o Fenix ​​usa uma arquitetura completamente diferente (GeckoView ao invés de Gecko), pode levar algum tempo para que o novo navegador possa estar pronto para um lançamento público.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.