Motorola corta nas actualizações do Moto Z4
23 Junho, 2019Para quem é minimamente entendido do mundo do sistema operativo Android, sabe que as grandes fabricantes mundiais, normalmente, fornecem 2 grandes actualizações de firmware para os seus novos equipamentos, e 3 anos de actualizações mensais de segurança, que são disponibilizadas pela Google.
Agora vem a parte menos boa desde artigo. Ao contrário do que era esperado, a Motorola confirmou que o novo Moto Z4 apenas irá receber uma grande actualização de firmware, e recebe actualizações de segurança somente durante dois anos. Dois anos, mas com uma periodicidade menos do que estamos habituados, já que somente irá disponibilizar uma actualização a cada dois meses.
Resumindo, o Moto Z4, que chegou ao mercado com o Android P, recebe o Android Q e as grandes actualizações terminam por aí. Já as actualizações de segurança, serão cortadas para 12, ao invés das 36 normalmente disponibilizadas pelas fabricantes.
A política da Motorla para o Moto Z4 contraria algo que sempre foi padrão na empresa: a linha E não recebe updates de sistema, enquanto a linha G é agraciada com uma actualização do OS da Google e a linha Z é contemplada com dois sabores do Android. Outras linhas, como os Android One – casos do Motorola One e Motorola One Vision – destacam-se justamente por receber mais actualizações, já que participam da iniciativa da Google.
Na sua loja virtual, a Motorola afirma que o Motorola One “receberá actualizações do sistema operativo para as versões P e Q”, e o One Vision “receberá actualizações do sistema operativo para as versões Android Q e Android R”.
Ambos receberão os pacotes de segurança da Google durante três anos, a contar da data de lançamento dos telefones.
Não sei quais foram ou são as intenções da Motorola em cortar no numero de actualizações do Moto Z4, mas confesso que é algo decepcionante , e certamente vai deixar os utilizadores, um pouco tristes.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.