MosaicLoader é a mais recente ameaça dos dispositivos Windows

MosaicLoader é a mais recente ameaça dos dispositivos Windows

31 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Foi descoberto um malware extremamente perigoso, que foi baptizado de MosaicLoader que tem como principal algo os dispositivos com o sistema operativo Windows. Este malware infiltra-se facilmente num computador, após o utilizador carregar num link patrocinado que é apresentado pelos mecanismos de pesquisa.

A descoberta foi feito pelo pessoal do Bitdefender, e de imediato apercebeu-se que se trata de um malware direccionado para os dispositivos Windows. Na verdade, esse malware difere das técnicas usuais de phishing ou da exploração de vulnerabilidades de segurança. Este malware foi projectado para enganar os antivírus e impedi-los de analisá-lo, ou de entender como funciona.

MosaicLoader

MosaicLoader cria backdoors para outras ameaças

Para fazer isso, o MosaicLoader esconde-se em anúncios pagos exibidos nos primeiros resultados dos motores de busca. Um simples clique inadvertido poderá implementá-lo directamente no sistema. Nesse ponto, o malware criará uma cadeia complexa de processos e, por sua vez, tentará descarregar uma boa variedade de ameaças. Eles podem assumir a forma de ladrões de cookies, mineradores de criptomoedas ou cavalos de Tróia. Por sua vez, eles servirão como um backdoor para se infiltrar em praticamente qualquer tipo de malware imaginável.

No momento em que este artigo está a ser escrito, esse malware já havia feito muitas vítimas em todo o mundo. Entre as consequências relatadas, estariam o roubo de passwords ou a perda de controlo da máquina, o que permitiu que outro malware se infiltrasse no sistema.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.