Quer montar um setup gamer? Algumas coisas que deve ter em consideração

Quer montar um setup gamer? Algumas coisas que deve ter em consideração

20 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Setup gamer é uma das muitas expressões que ouvimos/lemos nos últimos anos, e que mais não é que o espaço físico onde os jogadores habitualmente trabalham, ou passam algum tempo em lazer.

Mas se é um setup gamer estou a falar em trabalhar? A verdade é que a indústria dos jogos cresceu muito nos últimos anos, e profissionalização dos e-sports, bem como a popularização das plataformas de streaming, tornou os jogos a profissão de muito boa gente. Alem disso, um bom setup gamer, é o melhor local para todos aqueles que executam teletrabalho, já que possuem todas as condições para o fazer.

No entanto, a verdade é que o foco está nos jogadores, e muitos deles ganham a vida a realizar transmissões em directo, e a disputar os campeonatos profissionais. Com base nesse cenário, a comunidade de jogadores, e streamers, concentrou as forças em como montar um setup gamer de qualidade para obter melhores resultados. Como consequência, a expressão ganhou popularidade e um significado notório na cultura gamer.

Habitualmente, esses espaços físicos destinados aos gameplays são formados por um computador, alguns Periféricos e uma cadeira escritorio mais ou menos ergonómica. Cada um desses itens possui a sua própria importância, e é por isso que vamos aqui tentar ajudar a montar um setup gamer interessante.

O computador é aqui o ponto central, sem ele um setup gamer não faz qualquer sentido, porque ele é o responsável por executar os jogos que quer jogar. Vai precisar de ter uma máquina adequada para conseguir extrair o máximo possível desses jogos. Mas antes de o comprar/montar, vai ter de fazer uma reflexão básica:

  • Desempenho: que jogar planeia jogar? Pesados ou leves?
  • Orçamento: quanto tem de orçamento para gastar?

O planeamento, e a pesquisa, são elementos vitais para a construção de um setup gamer. Habitualmente um PC montado às peças fica mais barato e é mais personalizado. Normalmente os sites dos jogos costumam ter os requisitos para executar os mesmos. Pense nos jogos que quer jogar, aponte os requisitos dos mesmos, e veja o que precisa de comprar para montar o seu setup.

Procurar um bom profissional para ajudar nessa tarefa é tão ou mais importante do que o próprio PC em si. Não queira um computador descompensado, compre um computador equilibrado, já que isso permite ter um melhor rendimentos. Por exemplo, não compensa comprar um computador com um processador Intel Core i9 e depois vir apenas com apenas 8GB de RAM. É preferível comprar um com um Intel Core i7 e com 16, ou 32GB de RAM. Outro bom exemplo, é o facto de ser preferível comprar um computador com um SSD de 1TB do que um com um disco rígido de 2TB. E esses são só alguns exemplos. Lembre-se que montar um computador é muito mais complexo do que muitos pensam... e o equilíbrio oferece sempre o melhor resultado.

Ter um computador equilibrado é realmente muito importante, mas os periféricos utilizados com o mesmo, não são menos importantes. Um bom monitor, um bom rato, um bom teclado e uns bons fones de ouvido são realmente muito importantes para ter o máximo de rendimento.

Pode ter o melhor computador do mundo, mas se o seu monitor apenas permitir a resolução FullHD+ a 60Hz, nunca irá conseguir tirar o máximo de proveito do seu computador. As dimensões do ecrã são ao gosto de cada um, mas há 2 coisas que de momento são indispensáveis, são o facto dele ter a resolução 4K e 120Hz... só assim consegue garantir que tem um monitor que vá tirar o máximo proveito de todos os jogos. O seu amigo tem um monitor de 100 euros e diz que, por exemplo o Counter-Strike executa a 150fps? Diga-lhe que sim e deixe-o ficar na ignorância... Um monitor de 120Hz permite no máximo 120fps, e um monitor padrão, que são os monitores mais baratos, apenas permitem 60Hz, ou seja, 60fps... e se o monitor tem apenas 60Hz, não mais que 60fps serão entregues.

Outro ponto muito importante, são o rato e teclado. É verdade que com um rato e teclado convencionais vai conseguir jogar tudo, mas os tempos de respostas não são os mesmos daqueles que são preparados para os gamers. Se quer estar entre os melhores, prepare algum dinheiro para gastar num rato e num teclado gaming. Existem muitos no mercado, e o difícil é escolher, marcas como a Razer, costumam ser as que melhores produtos para esse sector vendem, mas também são realmente os mais caros. Procure, faça perguntas, mas não se esqueça, um rato e teclado para jogos são realmente muito importantes.

E se o rato e teclado são importantes, um bom par de fones de ouvido não é menos importante. Ouvir tudo o que se passa no jogo, pode ser a diferença entre perder ou ganhar. E aqui mais uma vez, o mercado está recheado, e o mais difícil pode ser escolher. A minha sugestão é que encontre uns que sejam leves, realmente leves. Apesar de todos eles não serem pesados, a verdade é que mais 50g em cima da cabeça ao fim de algumas horas, vai de certeza causar incomodo. Em muitas lojas já é possível testar os fones de ouvido antes de os comprar, visite uma dessas lojas e tente ver os que melhor se adaptam à sua cabeça e os que oferecem melhor qualidade de som.

Setup Gamer

Um Setup Gamer é para ser utilizado

Não há volta a dar, quem monta um bom setup gamer é porque o vai utilizar, e isso significa longas horas em frente ao computador. E o que é que nos permite ter conforto durante essas horas? É isso mesmo, a cadeira.

Uns chamam cadeiras gaming, mas eu prefiro chamar cadeira de escritório. Umas são mais "racing" e outras mais simples, mas todas elas têm um intuito: fornecer o máximo de conforto para quem passa longas horas em frente ao computador. E acredite, as suas costas vão agradecer uma boa cadeira.

Seja para transmitir streams ou apenas cumprindo aquela jogatina diária, é necessário que os gamers tenham o máximo de conforto para não prejudicar a sua postura. E é aí que entra a função da cadeira, um acessório muito importante para garantir não só o bem-estar do jogador, mas também o máximo de desempenho nas gameplays.

As cadeiras de escritório possuem uma série de acessórios ergonómicos como assento reclinável, braços e altura ajustáveis, encosto para cabeça e almofadas lombares. Tudo pensado para proteger a sua coluna. O design é ao gosto de cada um, mas lembre-se, tem de lhe dar um conforto que não consegue nem no sofá da sua sala.

Como pode ter percebido, todos os pontos são realmente muito importantes, e a minha melhor sugestão é que não compre barato para desenrascar, e depois comprar melhor mais tarde. É preferível esperar mais algum tempo e comprar um setup gamer completo, do que estar a comprar aos poucos e depois não conseguir tirar o máximo de rendimento do mesmo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.