As Montanha Russa estão a causar embaraços aos utilizadores do iPhone 14
10 Outubro, 2022Há algumas semanas a Apple anunciou ao mundo o seu novo smartphone, o iPhone 14, que como sempre, vem com alguns novos recursos. Agora, segundo novas informações, os utilizadores desses equipamentos, deverão pensar duas vezes antes de se divertirem num parque de diversões.
Os novos smartphones da Apple vêm equipados com um novo recurso chamado “Crash Detection”, que permite que os serviços de emergência sejam alertados automaticamente em caso de acidente de carro, e parece que o iPhone 14 teria a irritante tendência de acionar essa opção durante uma travagem repentina na Montanha Russa. Segundo um artigo do Wall Street Journal, seis ligações diferentes foram efetuadas para o “911”, o número universal de emergência americano.
Todos redirecionaram a aplicação da lei para o mesmo parque de diversões “Kings Island” em Cincinnati. Joanna Stern, autora desse artigo, já havia testado o recurso “Crash Detection”, demonstrando os seus limites. Num artigo anterior, ela explica que a opção não é ativa imediatamente após a condução e se o acidente ocorrer nos primeiros metros, o iPhone não notificará ninguém.
A Apple ainda não se comunicou sobre o assunto e ninguém sabe se a empresa publicará uma correção para essas situações nas próximas semanas. Enquanto espera por uma solução de software, é melhor deixar o seu iPhone 14, ou Apple Watch, de lado por alguns momentos ao entrar numa dessas atrações emocionantes.
Também é possível que os utilizadores desativem manualmente a função “Crash Detection”. Para fazer isso, basta aceder às Definições do iPhone 14 e depois na secção “chamadas de emergência”, desativar essa opção.
iPhone 14: Crash Detection com falso alarme na Montanha Russa
Para quem não sabe, o Crash Detection analisa os dados do iPhone, incluindo o seu movimento no espaço, para detetar quando ocorre um acidente de carro. Como explica a Apple, mais de 50% dos acidentes nos Estados Unidos ocorrem em estradas isoladas e geralmente envolvem apenas um carro.
Nesta situação, a função “Crash Detection” pode salvar vidas. Um primeiro acidente também foi detctado nos EUA graças a essa funcionalidade. Se a polícia não conseguiu salvar as seis pessoas no veículo, as chamadas robóticas do iPhone, sem dúvida, continuarão a chegar nos próximos meses e anos.
A título de comparação, os dispositivos Android, e em particular o Google Pixel, possuem um recurso semelhante que permite que os serviços de emergência sejam alertados automaticamente em caso de acidente.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.