Misteriosa placa gráfica da AMD surge a mostrar ser mais veloz que a RTX 2080 Ti

Misteriosa placa gráfica da AMD surge a mostrar ser mais veloz que a RTX 2080 Ti

13 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Actualmente, a GeForce RTX 2080 Ti, da Nvidia, continua com a brilhante marca de ser considerada a melhor placa gráfica para jogos, do mercado. No entanto, recentemente foi avistado um novo 'dispositivo gráfico' AMD Radeon sem nome, reivindicando o primeiro lugar nas tabelas de classificação de benchmarks OpenVR, com uma taxa de frames de 103,3fps. E se não sabe do que estou para aqui a dizer, fique com a noção de que a Nvidia RTX 2080 Ti obtém na mesma plataforma cerca de 80fps, tornando assim o novo GPU cerca de 30% mais rápido. Até o melhor resultado da RTX 2080 Ti fica 15% aquém do resultado da misteriosa placa gráfica.

E se esta misteriosa placa gráfica não for uma Radeon?

Mas antes de começar já a escrever que a AMD tem um "monstro" nas suas mãos, há algo que tem de ser considerado. A placa gráfica estava a ser usada com um processador móvel Ryzen 7 4800H, que possui o seu próprio GPU incorporado. Um GPU que o software regista, como é normal, como AMD Radeon Graphics. Esse dificilmente é um título explícito; portanto, o software pode ter registado o nome correto, ou estarmos a olhar para um novo GPU da AMD.
Por outro lado, todos os GPUs discretos não lançados pela AMD, registavam-se como AMD Radeon RX, no passado. O cenário mais provável é que o benchmark esteja a registar o GPU integrado e não o GPU que estava a ser testado no teste de benchmark.

A intuição pode sugerir que, se o GPU estiver a ser testado com um CPU AMD não lançado, ela deverá estar a fazer o teste. Mas porque é que a AMD testaria um GPU tão poderoso com um CPU de laptop com a qual nunca seria combinada? Por que a AMD duplicaria as suas hipóteses de erro ao testar dois produtos de amostra de engenharia em conjunto.

Radeon

Antes de tudo, nunca é demais lembrar que nunca um benchmark havia surgido para um GPU "big Navi". A Nvidia, por outro lado com os seus GPUs, aparecem nos benchmarks online antes do seu lançamento com muita frequência.

Tambem existe a possibilidade de a Nvidia ter um GPU muito poderoso nos estágios finais de desenvolvimento, como por exemplo o Ampere. Por outro lado, a AMD também já enviou muitas amostras do 4800H para as seus parceiros. Já vimos a Asus a testar um com um GPU Nvidia desconhecido. Se a Nvidia, ou outro OEM, quisesse testar o novo GPU enquanto oculta a sua existência, então, utilizar um APU da AMD é a melhor maneira de o fazer.

Obviamente, é preciso muito esforço para obter um resultado de referência tão grande. Existem outras formas de fazer isso, como fornecer ao GPU um novo código de identificação.

Para ser honesto, nenhuma das teorias que deixei acima parece realmente encaixar-se no caso, mas é desnecessário dizer que parecemos estar prestes a receber um novo GPU realmente impressionante.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.