Miss Marx estreia hoje na televisão em Portugal

Miss Marx estreia hoje na televisão em Portugal

9 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Brilhante, inteligente e livre, Eleanor Marx teve um papel pioneiro nas lutas dos trabalhadores, dos direitos das mulheres e da abolição do trabalho infantil. Mas na vida privada, uma tóxica história de amor viria a pôr tragicamente em causa todas as suas convicções. Um retrato apaixonado e irreverente da filha mais nova de Karl Marx, Miss Marx é o mais recente filme de Susanna Nicchiarelli, autora do aclamado biopic Nico, 1988, e estreia hoje em exclusivo na televisão portuguesa dia 9 de Outubro, sábado, às 21h30, no TVCine Top.

Nascida em 1855, em Londres, Eleanor Marx interessou-se por política desde criança, dedicando a sua vida às batalhas pelos direitos dos trabalhadores e pela emancipação das mulheres. Mas não só: encarregou-se da publicação das obras póstumas do seu pai e traduziu literatura e teatro (foi a primeira a traduzir para inglês Madame Bovary e as peças de Ibsen, que também representou). Forte nas suas convicções políticas e frágil nas emoções, viria a ser derrotada pela sua relação com Edward Aveling, um dramaturgo diletante, morrendo de forma trágica aos 43 anos.

“Eleanor encarna as contradições entre razão e sentimento, corpo e alma, emoção e controlo, romantismo e positivismo, feminilidade e masculinidade. As suas contradições são aquelas de que é feita a vida real e, como tal, poderiam apenas permanecer irresolvidas e irresolúveis”, apontou Susanna Nicchiarelli.

Miss Marx

Miss Marx às 21h30 no TVCine Top

Ao som de uma banda sonora punk rock dos americanos Downtown Boys, Miss Marx procura subverter as convenções que regem dramas de época e biopics bem-comportados, apelando a uma leitura atual da biografia de Eleanor Marx. Protagonizado por Romola Garai, elogiada pela crítica por uma interpretação de corajosa vulnerabilidade, o filme conta ainda com Patrick Kennedy, John Gordon Sinclair, Felicity Montagu e Karina Fernandez.

Pode assistir ao trailer do filme aqui.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.