Mind Over Murder estreia hoje na HBO Max

Mind Over Murder estreia hoje na HBO Max

21 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O documentário de seis partes, Mind Over Murder, realizado por Nanfu Wang (“In the Same Breath” da HBO) e produzido pela Vox Media Studios, estreia hoje, dia 21 de Junho, na HBO MAX.

Mind Over Murder é uma história excêntrica e psicologicamente complexa de seis indivíduos que foram condenados por um assassinato em 1985, de uma adorada avó de 68 anos, Helen Wilson, em Beatrice, Nebraska. Apesar de cinco dos indivíduos confessarem o crime, os “Beatrice Six”, como ficaram conhecidos, foram exonerados por evidências de ADN em 2009, uma reviravolta que dividiu a cidade rural e enfureceu a família de Helen Wilson. Os realizadores acompanham o caso desde o homicídio, passando pela investigação, julgamento, exoneração e duas ações civis, apresentando diferentes perspetivas sobre a verdade do caso, numa história que levanta questões importantes sobre a confiança das confissões e da memória em casos de crime.

Mind Over Murder explora o fenómeno das “memórias recuperadas” que, por sua vez, podem levar a falsas admissões de culpa e avalia os métodos pouco convencionais dos agentes da autoridade. A série também aprofunda a mentalidade dos réus, muitos dos quais são emocionalmente e mentalmente suscetíveis a sugestões psicológicas, ao mesmo tempo que alerta para os erros da investigação e falhas forenses que convenceram um júri da culpa e satisfizeram uma cidade pequena para que o crime fosse resolvido e devidamente punido.

Passados mais de 35 anos, a cidade de Beatrice continua a viver com as consequências emocionais desse crime brutal e as repercussões financeiras da investigação. Os "Beatrice Six", que cumpriram entre todos um total de 70 anos de prisão, receberam 28 milhões de dólares de danos, forçando uma nova geração a arcar com a carga tributária imposta à cidade onde as tensões e opiniões ainda são muitas. Apesar das evidências mordazes e conclusivas, muitos moradores ainda acreditam na culpa dos "Beatrice Six", incluindo uma das acusadas, que diz que ainda se lembra dos detalhes da sua participação no crime.

Mind Over Murder

Mind Over Murder já está na HBO Max

Com o objetivo de ajudar na recuperação, o realizador pede ao grupo de teatro local da cidade que realize e apresente uma peça para a comunidade inspirada nos factos verídicos do tribunal, relatórios da investigação e gravações dos interrogatórios policiais. Atores locais assumem os papéis de policiais, do psicólogo, da família da vítima e dos próprios seis. Apesar da resistência dos moradores da cidade e até de ameaças pessoais, eles simulam uma atuação que apresenta um momento doloroso, mas libertador,de acerto para a comunidade e membros da família de Helen Wilson.

Mind Over Murder apresenta imagens de arquivo nunca antes vistas, incluindo os vídeos originais de interrogatórios policiais e revela novas entrevistas de: familiares da vítima Helen Wilson; membros dos "Beatrice Six"; policiais; ex-procuradores; de investigadores especiais; advogados criminais e civis; um ex-procurador-geral de Nebraska; e moradores de Beatrice.

O conhecido realizador Wang utiliza um caso de assassinato de décadas para colocar o foco sobre a falibilidade da polícia e do procedimento judicial; uma história de um crime inesquecível e verídico torna-se a alavanca para investigar a natureza da verdade, a flexibilidade das memórias, tanto as verdadeiras como as recuperadas, e o peso de crenças erradas sobre as pessoas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.