MIG Switch promete executar qualquer jogo na sua Nintendo Switch
20 Janeiro, 2024MIG Switch permite executar jogos piratas em consolas não desbloqueadas
Enquanto todas as atenções estão voltadas para a próximo Nintendo Switch, que todos esperam que não demore muito para ser anunciada, um pequeno aparelho chegou agora para revolucionar as funcionalidades da consola da empresa japonesa: o MIG Switch.
O MIG Switch mais não é do que um cartão flash. Simplificando, permite copiar vários jogos Switch para ele e escolher aquele que deseja jogar. É como ter diversos cartuchos num só. Obviamente, o único uso legal possível é criar cópias privadas dos seus jogos em versão física e colocar no mesmo.
O MIG Switch já está disponível para pré-encomenda na Europa por cerca de 80€, e as primeiras entregas estão previstas para começar no próximo mês de fevereiro. Enquanto isso, um YouTuber chamado Alien Retro Gaming recebeu uma cópia antecipada e testou o mesmo num vídeo.
Esse cartão é apresentado como um cartucho de jogo Nintendo Switch com slot integrado para inserção de cartão microSD. É nele que serão copiadas as imagens dos jogos, e para fazer isso, existem duas soluções. A primeira é extraí-los e depois copiar os 5 ficheiros que os constituem diretamente para a raiz do microSD. Cada jogo é assim composto por 4 ficheiros em .bin e um em .xci. Também pode colocar tudo isso numa pasta que deve ter exatamente o mesmo nome do ficheiro .xci, incluindo a extensão.
Como pode imaginar, extrair os seus próprios jogos é um processo próprio que não por questões levais não vamos aqui detalhar. O Alien Retro Gaming testou o MIG Switch num consola não modificada e a executar o firmware 17.0.1 e ligado à Internet. A Nintendo Switch não possui qualquer jogo jogado ou instalado anteriormente.
O YouTuber então insere o cartão flash como qualquer cartucho. O primeiro jogo então aparece. Para ver os outros, deve remover e reinserir o MIG todas as vezes, o que pode ser doloroso a longo prazo. Principalmente se o seu cartão microSD tiver 2 GB e estiver cheio. Em última análise, o Alien Retro Gaming indica que o dispositivo funciona perfeitamente… e sim, mesmo com jogos piratas. Diante de possíveis abusos, não há dúvida de que a Nintendo vai olhar com muito interesse para este MIG Switch.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.