Microsoft prepara o seu próprio processador ARM mas sem ajuda da Qualcomm

Microsoft prepara o seu próprio processador ARM mas sem ajuda da Qualcomm

30 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

Será que há segunda é de vez? É que a Microsoft já tentou aventurar-se no mercado de processadores, com o seu próprio SQ1, um chip ARM desenvolvido em conjunto com a Qualcomm para o Surface Pro X. No entanto, o desempenho desse processador deixou muito a desejar e por isso não teve muito atenção, mas a Microsoft parece disposta a dar uma segunda oportunidade, e já deverá estar a preparar um novo processador, mas sem a ajuda da Qualcomm.

Uma oferta de emprego para o cargo de Diretor de Arquitetura do SoC parece indicar claramente que a empresa de Redmond gostaria de desenvolver internamente o seu próprio SoC, como o que a Apple já está a fazer, como até a própria Google ou até mesmo a Samsung.

ARM

Microsoft prepara o seu próprio processador ARM?

Claro, é possível que a Microsoft esteja a trabalhar num chip mais especializado, mas isso realmente não parece encaixar-se na descrição do trabalho, que fala sobre “liderar o design e a entrega das especificações e arquitetura dos SoCs para oferecer experiências excepcionais”. Além disso, quando falamos de SoC hoje, geralmente significa o par CPU / GPU integrado.

Será que ele pegará a chave e ganhará independência da Intel? Sem dúvida, ainda é muito cedo, muito cedo mesmo para sequer considerar isso seriamente.

VIA

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.