Microsoft: Windows Autopatch já está disponível para todos
13 Julho, 2022Windows Autopatch, aquilo que a Microsoft diz ser um serviço corporativo que mantém automaticamente o software Windows, e Microsoft 365, actualizado, já está disponível.
O Windows Autopatch foi anunciado pela primeira vez no passado mês de Abril, quando a Microsoft disse que estaria disponível gratuitamente para clientes da Microsoft com uma licença do Windows 10/11 Enterprise E3, ou superior.
Esse novo serviço gere automaticamente a implantação de actualizações de qualidade, e recursos, do Windows 10 e do Windows 11, bem como drivers, firmware e aplicações do Microsoft 365 para actualizações corporativas.
Em locatários registados, o Windows Autopatch move a orquestração de actualizações das organizações para a Microsoft, com o ônus de planear todo o processo de actualização (incluindo distribuição e sequenciamento) deixando as equipas de TI para outras funções.
A Microsoft fornece as seguintes etapas que os administradores devem seguir para registar dispositivos no Windows Autopatch (deve assistir a um vídeo com instruções mais detalhadas mais abaixo):
- Encontre a entrada do Windows Autopatch na folha Tenant Administration do centro de administração do Microsoft Endpoint Manager
- Seleccione a inscrição do inquilino
- Marque a caixa de selecção para concordar com os termos e condições e seleccione ‘Concordo’
- Seleccione ‘Inscrever-se’
Windows Autopatch finalmente disponível
Uma vez configurado para um locatário, o Windows Autopatch dividirá automaticamente a frota de dispositivos em quatro grupos de dispositivos conhecidos como “anéis de teste”. Este “anel de teste” contém um número mínimo de dispositivos, o ‘primeiro anel’ aproximadamente 1% de todos os terminais no ambiente corporativo, o ‘anel rápido’ em torno de 9% e o ‘anel amplo’ o restante de 90% dos dispositivos.
As actualizações são implantadas progressivamente, começando com o anel de teste e avançando para os conjuntos maiores de dispositivos após um período de validação que permite a monitorização do desempenho do dispositivo, e a comparação de métricas pré-actualização.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.