Microsoft inicia finalmente a implementação automática do Windows 10 de outubro de 2018

Microsoft inicia finalmente a implementação automática do Windows 10 de outubro de 2018

18 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Um pouco antes do Natal, a Microsoft disponibilizou uma actualização que iria começar a disponibilizar automaticamente a última grande actualização do Windows 10, que é conhecida como a actualização de outubro de 2018. No entanto, a empresa ainda assim não foi capaz de fazê-lo em segurança e sem problemas, e continuei a sugerir a quem nos segue que suspendessem a instalação dessa versão específica do Windows 10.

A empresa anunciou agora oficialmente que iniciou o lançamento, de forma faseada, da actualização Windows 10 October 2018, através do Windows Update e que a versão 1809 será disponibilizada para dispositivos que se acredita serem os mais compatíveis com a actualização.

Como antes, qualquer um pode clicar em “verificar actualizações” para iniciar o processo de instalação, mas até a própria Microsoft está usar o termo “utilizadores avançados” para mencioná-lo. Embora o processo de instalação automático seja um voto de confiança, ainda não sinto que a maioria dos utilizadores a deva instalar, e só posso recomendar a mesma quando a Microsoft deixar de dizer que apenas os utilizadores avançados devem optar pelo processo de instalação manual através do botão “verificar actualizações”.

bug update windows 10

Essa instalação automática permaneceu bastante controversa, já que os utilizadores foram surpreendidos com uma simples reinicialização, recebendo-os numa nova versão do Windows 10. No entanto, um consolo é que a versão 1809 não será instalada se a Microsoft acreditar que o seu sistema não consegue lidar bem com a mesma (será?). Há também formas de suspender esse processo de instalação forçada do Windows 10, delineado pela própria Microsoft.

Se é um utilizador avançado, pode clicar no botão “verificar actualizações” na aplicação das definições para começar a actualizar para a versão mais recente, ou descarregar o ficheiro ISO para uma instalação limpa do Windows 10 October 2018 Update.
Para quem não está dentro do assunto, a versão 1809 foi uma das piores actualizações de recursos do Windows 10. A empresa teve que retirá-lo depois que o processo de instalação terminou, excluindo os dados dos utilizadores. Mesmo depois do seu relançamento, houve relatos de vários problemas, muitos reconhecidos oficialmente pela Microsoft. Embora ainda existam alguns blocos de atualização em vigor, parece que a Microsoft resolveu a maioria dos problemas e que o processo de instalação deve passar sem grandes falhas.