Microsoft quer tornar o Windows Update mais amigo do ambiente
6 Março, 2022Windows Update passará a ser mais inteligente
Como parte da build 22567 do Windows 11, que está disponível para os utilizadores do Windows Insiders (Dev Channel), a Microsoft está a anunciar o lançamento de um recurso para fazer com que o Windows Update faça mais uso de energia renovável.
Por detrás desta abordagem com acentos de ecologia, há mesmo assim algumas explicações para acompanhar uma mensagem que será apresentada com a funcionalidade activa, e segundo a qual o Windows Update funciona nem mais nem menos para reduzir as emissões de carbono.
A Microsoft diz que depende de dados locais de electricidade do Map, ou WattTime, e o Windows Update tentará agendar com que as actualizações sejam instaladas em horários específicos do dia que sejam propícios à redução da pegada de carbono.
“A maioria das redes eléctricas é alimentada por várias fontes, incluindo energia renovável e combustíveis fósseis. Sempre que possível, o Windows 11 priorizará a instalação de actualizações em segundo plano quando as fontes de energia estiverem disponíveis. Energias limpas (como eólica, solar e hídrica) estão disponíveis em maiores quantidades”, escreve a Microsoft.
Consequentemente, tal funcionalidade só abrangerá computadores ligados à rede eléctrica. Além do efeito do anúncio, a sua eficácia real permanece difícil de avaliar. Até agora, o Windows Update concentrava-se basicamente na instalação de actualizações fora do horário activo do utilizador.
O principal factor levado em consideração muda, mas sempre com a possibilidade de instalar actualizações imediatamente, solicitando uma verificação da sua disponibilidade.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.