Microsoft Teams recorre à Inteligência Artificial para melhorar os seus recursos

Microsoft Teams recorre à Inteligência Artificial para melhorar os seus recursos

14 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Microsoft está constantemente a tentar melhorar a sua ferramenta de produtividade, o Microsoft Teams, e agora anunciou novos recursos com cancelamento de eco, ajuste de áudio para ambientes com má acústica para simplesmente para reuniões sem interrupção.

A Microsoft explica que o Teams utiliza a Inteligência Artificial (IA) para reconhecer a diferença entre o som de um orador e a voz do utilizador, de modo a eliminar o eco sem suprimir a fala, ou impedir, que várias pessoas falem.

Numa sala com reverberação de som, o Microsoft Teams conta com um modelo de aprendizagam de máquina para converter o sinal de áudio capturado e fazer parecer que os utilizadores estão a falar num microfone de curto alcance.

Por exemplo, com dispositivos em que o altifalante e o microfone estão muito próximos, a Microsoft enfatiza ainda mais o cancelamento de eco, e a manutenção da transmissão de áudio bidirecional, permitindo que os participantes da reunião falem, e ouçam, ao mesmo tempo.

Microsoft Teams

Inteligência Artificial ajuda o Microsoft Teams a melhorar o áudio

"O Microsoft Teams utiliza um modelo treinado com 30.000 horas de amostras de voz para reter as vozes desejadas enquanto remove pistas de áudio indesejadas, resultando num diálogo mais suave."

Também com melhorias para a remoção de sons inesperados, o processamento pode ser feito localmente no dispositivo e, portanto, sem passar pela nuvem. A implantação de novos recursos baseados em IA está em andamento para o Microsoft Teams no desktop e, posteriormente, chegará aos smartphones.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.