Microsoft suspende novas vendas de produtos e serviços na Rússia
5 Março, 2022Microsoft também “corta as pernas” à Rússia
A Microsoft é o mais recente gigante da tecnologia a decidir interromper as vendas dos seus produtos, e serviços, na Rússia, juntando-se a outras empresas que estão a retirar-se gradualmente daquele país.
“Como o resto do mundo, estamos horrorizados, indignados e entristecidos pelas imagens e relatórios que chegam até nós da guerra na Ucrânia e condenamos essa invasão injustificada, não provocada e ilegal da Rússia” , disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, num comunicado.
A empresa não especificou o que queria dizer especificamente com o termo “novas vendas”, incluindo se pretendia retirar produtos não vendidos das lojas russas. Brad Smith também indicou que a Microsoft estava a encerrar “muitos aspectos das nossas actividades na Rússia de acordo com as sanções decididas pelos governos” sem dar mais detalhes. O grupo de Redmond também lembrou que já estava a apoiar a Ucrânia, ajudando-a a proteger-se contra ataques cibernéticos russos.
A Microsoft continua muito vaga sobre a paralisação das vendas. Dada a redacção, podemos entender que as pessoas que já utilizam os produtos, e serviços da empresa, poderão continuar a fazê-lo, mesmo em caso de renovação. Mas para outros, não deve mais ser possível comprar, por exemplo uma Xbox, uma licença do Windows, acesso à nuvem pelo Azure e muito mais. Mas como dito antes, a Microsoft não entra em detalhes, então é difícil saber exactamente o que vai acontecer.
Outros gigantes da tecnologia já anunciaram que cortaram laços com Moscovo nos últimos dias. A Apple deixou de vender os seus iPhones e iPads no país, enquanto plataformas como Facebook, YouTube (Google) e Twitter bloquearem publicações das entidades estatais Russa na Europa.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.