Windows 11: Não dá para actualizar aplicações Win32 através da Microsoft Store

Windows 11: Não dá para actualizar aplicações Win32 através da Microsoft Store

26 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Uma das melhores adições do novo Windows 11, que está actualmente em fase beta, é sem sombra de duvida a sua reformulada Microsoft Store. Nessa nova loja de aplicações, é possível ter aplicações Universal Windows APP (UWP), Win32, Progressive Web Apps (PWA) e até aplicações de outras plataformas de desenvolvimento.

Com este movimento, a Microsoft convoca todos os programadores, e editores de aplicações, a usar a sua loja, e até lhes dá outra grande vantagem: a eliminação de comissões para quem tem a possibilidade de usar o seu próprio meio de pagamento. Um impulso financeiro que deve encorajar muitos programadores a oferecer as suas aplicações na Microsoft Store.

Por enquanto, a loja está a receber conteúdo de forma lenta, mas de forma segura, já que muitas das aplicações Win32 mais utilizadas já chegaram, como o Adobe Reader, o reprodutor multimédia VLC ou mesmo o navegador Microsoft Edge. E precisamente em relação a este último, que haviam algumas duvidas: a Microsoft irá oferecer actualizações de software através da Microsoft Store?

Agora, o gigante americano acaba de confirmar que os utilizadores não poderão descarregar actualizações de aplicações Win32 de terceiros através da Microsoft Store. Aqui está a declaração da Microsoft para os programadores:

“Não há necessidade de enviar actualizações de aplicações através da Loja. Os utilizadores finais não poderão receber actualizações através da Store".

Para tornar mais fácil para os programadores, a Microsoft permite que eles publiquem um instalador para as suas aplicações na loja. Também é graças a este iniciador que os utilizadores poderão actualizar as suas aplicações Win32.

Win32

Não poderá actualizar aplicações Win32 através da Microsoft Store

Para maior transparência, uma aplicação que incorpore um launcher e que não seja actualizado via Microsoft Store será claramente indicado aos utilizadores, através de uma mensagem deste tipo: “Fornecido e actualizado por (nome da empresa)”.

Observe que os programadores poderão sempre publicar novas versões das suas aplicações na Microsoft Store, mas não podem ser actualizados através da mesma. Na verdade, será fundamental contar com actualizações na própria aplicação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.