Segundo a Microsoft a Sony não quer o Game Pass na PlayStation
14 Outubro, 2022A Microsoft quer adquirir a Activision Blizzard, e a Sony não gosta nada dessa ideia, e tenta convencer as autoridades de que a aquisição prejudicaria a concorrência. O principal argumento utilizado é a marca “Call of Duty“, para a qual se teme uma exclusividade da Xbox, mais cedo ou mais tarde.
Houve muitas idas, e vindas, e as críticas mútuas estão a ficar cada vez mais difíceis. Por exemplo, a Microsoft explicou às autoridades britânicas da concorrência, a Competition and Markets Authority (CMA), que a Sony está a colocar obstáculos à sua maneira.
Assim, a Microsoft ofereceu a possibilidade de disponibilizar o Game Pass, como uma taxa fixa de jogos, para a Sony disponibilizar na PlayStation, mas os japoneses rejeitaram isso. Isso aconteceu pelo mesmo motivo que a Sony também se absteve de incluir os seus jogos first-party diretamente no PlayStation Plus Extra e Premium.
No final das contas, a Sony não está, como a empresa afirma, a pensar no bem-estar dos jogadores ou na concorrência leal, senão iria receber o Game Pass de braços abertos. Está sim a pensar na forma de arrecadar o máximo de receita / comissões possível através das vendas de jogos.
A Microsoft já havia retratado o argumento da Sony de que a empresa de Redmond queria recolher o maior número possível de direitos exclusivos como hipócrita. Por um lado, a Sony tem um poder de mercado muito maior, com a sua marca PlayStation e, por outro lado, a Sony negociou acordos de exclusividade de forma muito agressiva nos últimos anos. É novamente do interesse da Microsoft continuar a oferecer o “Call of Duty” para a plataforma do líder de mercado e, assim, não deixar os jogadores da PlayStation de fora.
Sony não considera boa ideia ter o Game Pass na PlayStation
No final de contas, tenha em mente que tanto a Microsoft como a Sony querem manter os seus ninhos secos. Na dúvida, o resultado final é o que conta para ambas as empresas. No entanto, será emocionante ver se a Microsoft pode concluir a aquisição da Activision Blizzard conforme planeado – ou se as autoridades antitruste seguem os argumentos da Sony e bloqueiam o acordo, ou impõem algumas condições.
O que acha da ideia de ter o Game Pass na PlayStation? Boa ideia ou nem por isso? Pessoalmente acho que é incompatível com o atual PlayStation Plus.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.