Microsoft quer que a rolagem do Chrome no Windows 10 seja mais suave

Microsoft quer que a rolagem do Chrome no Windows 10 seja mais suave

11 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Já desde o ano passado que a Microsoft confirmou que o seu novo navegador Edge será baseado no Chromium, um projeto de código aberto que também dá suporte ao Google Chrome. Depois desse anúncio, a Microsoft começou a contribuir para o Chromium, o que significa que os esforços da empresa também melhorarão o Google Chrome, e todos os outros navegadores com essa base.
Um recente compromisso com a gestão do código-fonte Gerrit do Chromium pela Microsoft revelou que a Microsoft está a adicionar um novo recurso para resolver os problemas de rolagem no Chrome e em todos os outros navegadores com base no Chromium.

Há também uma publicação do engenheiro da Microsoft no fórum de produtos da Google, a detalhar a funcionalidade da rolagem suave.

“Esta proposta é para mover a rolagem da barra de rolagem composta para o thread impl, de modo que, mesmo quando o thread principal estiver ocupado, os utilizadores possam continuar a interagir e rolando usando as barras de rolagem”, explica o engenheiro da Microsoft. “Acreditamos que podemos trazer o desempenho de drags da barra de rolagem mais de acordo com o que observamos no EdgeHTML”, acrescenta.

O Google Chrome já possui um recurso de rolagem suave e a Microsoft pode estar a planear melhora-lo ainda mais para os dispositivos com o sistema operativo Windows. Embora existam vários sinalizadores com título de rolagem no menu de sinalizadores do Google Chrome, esses sinalizadores não têm nada a ver com o que a Microsoft planeia implementar no Chromium. De momento, não é possível activar e testar o recurso em qualquer versão do Chrome, ou qualquer outro navegador com a mesma base.

Também não se sabe quando a Google enviará uma atualização do Chrome com melhorias de rolagem sugeridas pela Microsoft, mas isso provavelmente acontecerá em algum momento ainda durante este ano.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.