Microsoft prepara-se para resolver uma grave falha de segurança no Internet Explorer

Microsoft prepara-se para resolver uma grave falha de segurança no Internet Explorer

20 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

A não ser que o use por razões profissionais, as possibilidades de ainda utilizar o Internet Explorer são muito remotas. No entanto, a verdade é que ainda milhões de utilizadores em todo o mundo ainda o utilizam, e sobretudo por razões profissionais, já que muitas ferramentas foram desenhadas para ser utilizadas no mesmo. Por exemplo, aplicações web que utilizem Java, só funcionam no Internet Explorer.

Apesar de descontinuado Internet Explorer vai receber um patch de segurança

Bem, parece que apesar da sua idade, há uma falha de segurança bastante significativa que está confirmada como estando a ser activamente explorada. No entanto, a boa notícia é que a Microsoft está actualmente a trabalhar para resolver essa falha de segurança. A má notícia é que dificilmente será lançada antes de 11 de Fevereiro.

Actualmente não temos muitos detalhes sobre a falha em si. Mas diz-se que ela afecta especificamente o IE9, IE10 e o IE11, e acredita-se que permite que as pessoas executem código no PC do utilizador e que pode ignorar as permissões.

Por outras palavras, os sistemas podem ser efectivamente sequestrados. O aspecto mais preocupante, no entanto, é que foi confirmado que essa exploração está a ser usada activamente!

CVE-2019-1367

O que podemos minimizar esse problema?

O 'hotfix' da falha parece estar em colocar manualmente restrições no acesso ao jscript.dll através das configurações de segurança. Além disso, os utilizadores terão que esperar pelo patch que a Microsoft irá lançar. Uma actualização que não deve chegar antes de 11 de Fevereiro. Ah, e sim, isso aparentemente inclui o IE9 e o 10, apesar de ambos estarem oficialmente no 'fim da vida'.

Portanto, neste momento, se ainda estiver a usar o Internet Explorer, terá dois conselhos sólidos de nossa parte. Certifique-se de aplicar essa correcção rápida até que o patch seja lançado ou, simplesmente utilize um navegador diferente (e mais moderno).

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.