Microsoft parece estar a preparar a separação da Cortana e o Windows 10

Microsoft parece estar a preparar a separação da Cortana e o Windows 10

30 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

Uma versão beta de uma aplicação da Cortana apareceu na Microsoft Store. Essa aplicação inclui os recursos do assistente conectado, como salvar lembretes, manter listas de tarefas, definir um cronometro, responder a todos os tipos de questões, e assim por diante.

Funções que sempre foram incluídas por padrão no sistema operativo Windows 10. A presença dessa nova aplicação distribuída separadamente do sistema operativo parece confirmar o desejo da Microsoft de dissociar a Cortana do Windows 10. Na última actualização do sistema, em maio, a Cortana já havia se separado do mecanismo de pesquisa do sistema operativo, e as pesquisas por voz começaram a ser tratadas separadamente das pesquisa de texto.

Cortana poderá passar a ser independente do Windows 10

O editor poderia ir ainda mais longe, relegando o assistente para fora do Windows 10, o que não seria mal pensado. Isso daria ao mesmo uma vantagem: passava a ser mais fácil actualizar uma aplicação simples, do que ter que actualizar o sistema operativo quando quisesse actualizar a aplicação. E face aos inúmeros problemas que têm surgido, cada vez que a Microsoft faz uma actualização do sistema, é uma boa medida.

O outro lado da moeda é que o utilizador provavelmente terá que descarregar manualmente o software na loja… mas até isto nem é mau de todo, porque nem toda a gente usa a aplicação, e para quem não a usa, é menos uma aplicação para encher o sistema.

No entanto, a minha opinião é que a separação da Cortana do Windows 10, poderá ser um primeiro passo para o abismo, dessa aplicação.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.