Microsoft já está a preparar os seus próprios chips ARM

Microsoft já está a preparar os seus próprios chips ARM

20 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Segundo está a ser avançado pela Bloomberg, a Microsoft está atualmente a trabalhar nos seus próprios  processadores baseados na arquitetura ARM. O planeia utilizar os mesmos nos seus servidores da rede Azure, mas também está a considerar a sua utilização em futuros produtos Surface.

Até ao momento, a Microsoft conta com os chips da Intel para a nuvem com Azure. Este é realmente o caso de muitos servidores de diferentes empresas que possuem processadores Intel Xeon. Mas, assim como a Apple com o seu chip M1, a Microsoft quer ter os seus próprios chips ARM, alem de obviamente ser uma excelente forma de reduzir custos.

Antes de criar os seus próprios chips ARM, a Microsoft trabalhou com diferentes grupos. Houveram em particular os chips SQ1 e SQ2 presente no Surface Pro X, em colaboração com a Qualcomm. Houve também uma versão personalizada de um processador Ryzen, que esteve presente no Surface Laptop 3, em colaboração com a AMD.

Estará a Microsoft a preparar o seu processador ARM?

Em relação ao rumor de chips ARM, a Microsoft ainda não fez qualquer confirmação, mas também não negou:

"Como o chip é uma parte fundamental da tecnologia, continuamos a investir nas nossas próprias capacidades em áreas como design, fabricação e ferramentas, ao mesmo tempo que incentivamos e fortalecemos parcerias com uma ampla gama de fornecedores de chips." Foi esta a reação do grupo quando questionado.

A Apple revelou recentemente seu Apple M1 com o seu mais recente MacBook Air, MacBook Pro e Mac mini. Ele também conta com a arquitetura ARM e o desempenho é excelente. É melhor do que a maioria dos processadores Intel.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.