Microsoft prepara-se para mudar a interface do Microsoft Office

Microsoft prepara-se para mudar a interface do Microsoft Office

23 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

A suite Office é o pacote de aplicações de escritório mais popular do mundo. A Microsoft conseguiu evoluir as suas ferramentas para a nuvem, e dispositivos móveis, e agora está a preparar uma revolução num componente que se tornou quase icónico dessa suite: a interface. Durante a sua conferência, a empresa de Redmond apresentou a sua visão para o pacote Office, que estará disponível em breve, e é um eufemismo dizer que as mudanças são tão numerosas quanto profundas.

Os primeiros renders do Microsoft Office 3.0 revelam uma nova interface, sem a famosa fita. Portanto, a Microsoft deseja que a banda larga desapareça na parte superior da janela activa, algo que está presente desde 2007, que contém a caixa de ferramentas das várias aplicações do pacote. Isso certamente será uma modificação que causará “algum choque” nos utilizadores mais assíduos dessa ferramenta. De qualquer forma, a versão para desktop do Office parece estar cada vez mais próxima das versões para dispositivos móveis, e em nuvem. Portanto, mais cedo ou mais tarde, a fita grande desaparecerá, mas as ferramentas necessárias estarão sempre presentes numa minifita “flexível” cuja a presença no ecrã dependerá essencialmente dos elementos contextuais.

Interface Microsoft Office

Interface do Microsoft Office poderá mudar em breve

Outras modificações nas caixas, uma barra de pesquisa entre aplicações alimentada pela Inteligência Artificial e o Microsoft Fluid, uma estrutura que permitirá integrar blocos de códigos um pouco específicos às aplicações do conjunto, pois eles podem ser actualizados sem ter de fazer alterações no seu código inteiro. Ainda assim, na Microsoft, a mudança não é para ser lançada já. A empresa de Redmond não especificou quando essas mudanças serão aplicadas, se é que devem ocorrer.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.