Microsoft quer vedar o acesso às permissões de exclusões do Microsoft Defender
11 Fevereiro, 2022No últimos meses o Microsoft Defender tem recebido imensos elogios dos especialistas, e o mais recente elogio veio do AV-TEST que deu à suite de segurança a nota mais alta que poderia dar. E isso é um claro sinal de que a aplicação da Microsoft desempenha bem o seu papel.
No entanto, essa nota só é obtida graças ao esforço da Microsoft, que está sucessivamente à procura de melhorar o Microsoft Defender, seja com novos recursos, ou mesmo melhorando os recursos existentes. A agora, parece que a Microsoft está a mexer nas permissões de exclusões da suite.
A descoberta foi feita por um pesquisador de segurança que afirma que a Microsoft está a dificultar o acesso às pasta de exclusões do Defender, algo que antes estava acessível a todos de forma muito simples, e directa, e que agora não é bem assim. Agora, para ter acesso à mesmo, precisa de executar a aplicação com permissões de administrador, caso contrário será presenteado com algo muito semelhante ao que vemos abaixo:
Microsoft Defender em breve ficará com as exclusões inacessíveis
Se está a questionar-se do porque isto é tão importante, de não manter as Exclusões acessíveis a todos, é pelo simples facto de que um agente de ameaça pode facilmente colocar uma carga maliciosa dentro de uma dessas pastas excluídas, e assim ignorar completamente a verificação do Windows Defender.
No entanto, tem outras implicações, principalmente para aqueles que utilizam pequenas aplicações de terceiros para activar o seu sistema operativo, agora deixam de o conseguir meter facilmente nas exclusões.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.