Microsoft e OpenAI de braço dado, mas não é só por causa do ChatGPT

Microsoft e OpenAI de braço dado, mas não é só por causa do ChatGPT

24 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Microsoft decidiu aprofundar a sua colaboração com a OpenAI. Em particular, a empresa de Redmond anunciou o lançamento de uma colaboração de longo prazo com a empresa que adquiriu grande fama graças ao ChatGPT.

Há alguns dias surgiram informações que davam conta de que a Microsoft estava interessada em estreitar cada vez mais as suas relações com a OpenAI, depois de ter financiado massivamente as suas pesquisas, sobretudo com um bilião de dólares pagos a partir de 2019, graças ao qual se tornou o exclusivo fornecedor de serviços de computação em nuvem para a empresa.

Em particular, os rumores davam conta de que a Microsoft está interessada numa integração do ChatGPT no Bing, o que deve ocorrer por ocasião do lançamento da próxima versão do seu mecanismo de busca, que está previsto para acontecer este ano.

Agora, surgiu a informação oficial, com um comunicado oficial a ser divulgado pela própria Microsoft. No comunicado de imprensa em questão, a empresa afirma que a colaboração de longo prazo entre as duas empresas entrou na sua terceira fase, aquela que deve ter ampla repercussão comercial.

Em particular, a Microsoft planeia aumentar os seus investimentos no desenvolvimento, e implementação, de sistemas de supercomputação especializados para acelerar a pesquisa de inteligência artificial independente da OpenAI, também continuando a desenvolver o Azure, a sua infraestrutura de IA, com a intenção expressa de ajudar os clientes a criar, e implantar, as suas aplicações numa escala global.

A Microsoft afirma também a sua intenção de distribuir modelos OpenAI nos seus produtos de consumo e empresariais, bem como a introdução de novas categorias de experiências digitais baseadas na sua tecnologia, a partir precisamente do Azure Open AI, de forma a possibilitar a criação de aplicações state de última geração pelos progrmadores.

O comentário da Microsoft sobre o fortalecimento do relacionamento com a OpenAI foi confiado ao seu presidente e CEO, Satya Nadella:

“Formamos a nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição partilhada de avançar com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia. Nesta próxima fase da nossa parceria, desenvolvedores e organizações de todos os setores terão acesso à melhor infraestrutura, modelos e cadeia de ferramentas de IA com o Azure para criar e executar as suas aplicações.”

A relação da Microsoft com a inteligência artificial tornou-se cada vez mais intensa desde 2016, quando a empresa se comprometeu a transformar o Azure num supercomputador de inteligência artificial para o mundo, destinado a servir de base para a sua tensa visão de democratização da IA ​​como plataforma.

Microsoft anuncia parceria com a OpenAI

O investimento em OpenAI em 2019 e a colaboração empreendida empurraram ainda mais a fronteira da tecnologia de supercomputação em nuvem, levando ao lançamento do primeiro supercomputador top 5 em 2020 e à subsequente construção de vários sistemas de supercomputação de IA em larga escala. A própria OpenAI pôde assim utilizar a infraestrutura criada para treinar os seus modelos revolucionários, que agora serão distribuídos em Azure de forma a alimentar os produtos de inteligência artificial que compõem as categorias GitHub Copilot, DALL E 2 e ChatGPT.

Resta esperar pelos primeiros frutos desta colaboração, a partir da próxima estreia da nova versão do Bing.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.