Microsoft vai mudar o design do Windows 11

Microsoft vai mudar o design do Windows 11

12 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de ter investido mais de 10 biliões de dólares no OpenAI, a startup por trás do ChatGPT, a Microsoft está a converter todos os seus serviços, e aplicações, em inteligência artificial. Do revolucionário assistente de IA Copilot ao Paint, com a ferramenta de remoção de fundo, todos os programas da empresa de Redmond adotam esta nova tecnologia. O pessoal do Windows Latest diz-nos que um elemento familiar da interface pode sofrer mudanças radicais.

Segundo a informação disponibilizada, a Microsoft decidiu tornar o desktop do Windows 11, o ecrã pelo qual acedemos a todos os programas do sistema operativo, muito mais dinâmico. A empresa estuda a possibilidade de adicionar uma terceira dimensão à área de trabalho do Windows 11, o que resultaria num efeito de paralaxe, que marcará um contraste entre o primeiro plano e o fundo. Isto irá realçar o papel de parede ou, inversamente, torná-lo menos volumoso visualmente, desfocando-o, por exemplo. Assim, o efeito ficará mais ou menos marcado dependendo da velocidade de movimento do mouse.

As possibilidades de personalização não param por aí. Espera-se que o recurso Windows Featured, que permite exibir diferentes imagens de fundo e ocasionalmente oferece sugestões nessa área, chegue à área de trabalho. Assim, permitirá aos utilizadores desfrutar de um papel de parede que é renovado em intervalos regulares.

Embora essa mudança seja, a priori, apenas estética, há rumores de que outros recursos baseados em Inteligência Artificial devam chegar ao Windows 11. Assim, a Microsoft Store agora hospeda uma secção chamada AI Hub dedicada a aplicações que aproveitam a Inteligência Artificial.

Windows 11 terá novo ar por causa da Inteligência Artificial

Para ajudá-lo a classificar esses programas cada vez maiores, a Microsoft usa o processo adotado pela Amazon para comentários de utilizadores. Na verdade, é uma IA responsável por sintetizar as opiniões dos internautas. Há rumores também de que a empresa continuará a mimar o Paint adicionando outras ferramentas aproveitando a Inteligência Artificial. Há rumores de que o Paint poderá em breve tornar-se numa ferramenta de geração de imagens, tal como o Photoshop.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.