Microsoft faz mudanças no Chromium para controlar o uso da largura de banda
8 Dezembro, 2020O Windows 10 conhece as diferenças entre uma rede Wi-Fi real e uma rede Wi-Fi limitada, e até sabe quando o seu dispositivo está ligado um Ponto de Acesso móvel. Depois, também é possivel informar o sistema operativo que a nossa ligação à Internet é limitada.
Quando uma ligação é marcada como “limitada”, o sistema operativo não descarrega automaticamente as actualizações do Windows 10, e da Microsoft Store. Ele também desactiva as actualizações ponto a ponto e os blocos activos para economizar a largura de banda. Além disso, as aplicações UWP podem comportar-se de forma um pouco diferente já que a ligação fica marcada como limitada. Ou seja, uma ligação limitada é uma óptima forma de obter mais controlo sobre a sua ligação, e assim evitar que o sistema operativo consuma toda a largura de banda disponível.
A Microsoft agora está a actualizar a plataforma de código aberto Chromium com suporte para as ligações limitadas no Windows 10. Isso permitirá que os navegadores baseados no Chromium respeitem as configurações de rede do Windows 10 e pausem as actualizações / downloads temporariamente enquanto estiver com esse tipo de ligação.
Microsoft faz mudanças no Chromium
Conforme de pode ver na imagem acima, o recurso já está activo no Microsoft Edge Canary e chegará em breve ao Google Chrome e a outros navegadores com a mesma base.
Num commit do Chromium, a Microsoft diz que deseja implementar uma estimativa básica de melhor esforço que funcione em plataformas que conseguem detectar esse tipo de ligação.
Mais interessante, é que um engenheiro do Google Chrome concordou com a abordagem da Microsoft, e como tal é provável que esse recurso chegue ao Chrome Canary, muito em breve.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.