Microsoft torna mais difícil desactivar o Antivírus do Windows 10

Microsoft torna mais difícil desactivar o Antivírus do Windows 10

22 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Desde que a Microsoft lançou o Windows 10, incluiu no mesmo um antivírus gratuito por padrão, ou seja, o Windows Defender. Se há utilizadores que não gostam do mesmo, para muitos outros é algo que satisfaz largamente as suas necessidades.

No entanto, aqueles que não o querem nos seus dispositivos, preferem simplesmente desligá-lo. Mas também há malware que tem um claro intuito de o desligar, para causar danos no dispositivo do utilizador. E ciente dessa situação, a Microsoft fez recentemente algumas mudanças no seu sistema.

Até agora, a desactivação do Windows Defender poderia ser feita a nível de registo com a chave DisableAntiSpyware. Mas a Microsoft mudou o comportamento, pois explica :

DisableAntiSpyware deve ser usado por fabricantes e profissionais de TI para desativar o Microsoft Defender Antivirus e instalar um antivírus alternativo durante a implantação. Esta é uma configuração antiga que não é mais necessária, pois o Microsoft Defender Antivirus é desactivado automaticamente quando detecta outro programa antivírus. Esta configuração não se destina a dispositivos de consumo, e decidimos excluir essa chave de registo.

Chave DisableAntiSpyware já não desactiva o Antivírus do Windows 10

A Microsoft diz que essa mudança é benéfica para os utilizadores, uma vez que não deverá haver malware que neste momento seja capaz de desactivar o antivírus do Windows 10 e, assim, induzi-los a atacar os seus computadores.

Tecnicamente, o malware ainda será capaz de adicionar a chave DisableAntiSpyware ao registo, mas isso não terá nenhum impacto, já que o Windows Defender não se desactiva.

A Microsoft também indicou que se um utilizador desinstalar o seu antivírus de outro grupo (Kaspersky, Avast, Bitdefender, etc.), o Windows Defender será reactivado automaticamente para o proteger.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.