Microsoft vai integrar kernel Linux no Windows 10

Microsoft vai integrar kernel Linux no Windows 10

9 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Desde o lançamento do Windows 10 que é possível executar executáveis do Linux no terminal. O chamado Windows Subsystem for Linux (WSL) torna tudo isso possível. Se precisar de tudo para desenvolvimento, poderá ativar o WSL através do armazenamento ou através do PowerShell. A Microsoft explica tudo isso numa página de ajuda, e diz como isso funciona.

Como parte do BUILD 2019, o grupo de Redmond agora explodiu outra bomba, já que a partir do verão deste ano será disponibilizado juntamente com as versões internas do Windows 10 e a nova versão do WSL, um kernel Linux completo. Até agora, o WSL era apenas uma camada de compatibilidade que não trazia um desempenho muito alto. No entanto, isso pode mudar com o kernel do Linux baseado na última versão do LTS 4.19.

O kernel será de código aberto e disponibilizado para a comunidade através de um GitHub, então qualquer um que desejar poderá construir o seu próprio kernel WSL. Os utilizadores que dependem do kernel fornecido pela Microsoft poderão atualizá-lo através do Windows Update. Deve sempre conter os recursos mais recentes do Linux disponíveis. Pode-se supor que o kernel será disponibilizado com a próxima versão final, que será disponibilizada no final do ano, mas ainda não temos essa confirmação.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.