Microsoft vende direitos de jogos em nuvem da Activision Blizzard à Ubisoft
22 Agosto, 2023A Microsoft anunciou uma reestruturação da sua planeada aquisição da Activision Blizzard que acredita que permitirá que o negócio seja aprovado pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA). A empresa revelou que se a compra for efetivada venderá os direitos de jogos em nuvem de todos os jogos atuais, e futuros, da Activision Blizzard para PC durante 15 anos para outra editora de jogos, a Ubisoft.
Numa publicação no seu blog, o presidente da Microsoft, Brad Smith declarou:
No âmbito da transação reestruturada, a Microsoft não estará em posição de lançar jogos da Activision Blizzard exclusivamente no seu próprio serviço de streaming em nuvem – Xbox Cloud Gaming – ou de controlar exclusivamente os termos de licenciamento dos jogos da Activision Blizzard para serviços rivais.
O acordo oferece à Ubisoft uma oportunidade única de comercializar a distribuição de jogos através de streaming em nuvem. O acordo vai permitir à Ubisoft inovar, e incentivar, diferentes modelos de negócios no licenciamento e preços destes jogos em serviços de streaming em nuvem em todo o mundo.
A Ubisoft fará um pagamento único à Microsoft pelos direitos de jogos em nuvem da Activision Blizzard, junto com “um mecanismo de preços de atacado baseado no mercado, incluindo uma opção que oferece suporte a preços com base no uso”. A Ubisoft também pode oferecer jogos para PC da Activision Blizzard para serviços de jogos em nuvem que não usam sistemas operativos baseados em Windows.
A CMA bloqueou a compra da Activision Blizzard pela Microsoft em abril, afirmando que o acordo “prejudicaria a concorrência no mercado de jogos em nuvem”. Agora, a CMA anunciou que “agora considerará este acordo sob uma nova investigação de Fase 1”. O prazo para uma decisão com base na nova investigação é 18 de outubro.
No entanto, a CMA acrescentou que esta nova proposta da Microsoft não é uma garantia de que aprovará a compra da Activision Blizzard pela empresa:
Isto não é uma luz verde. Avaliaremos cuidadosa e objetivamente os detalhes do acordo reestruturado e o seu impacto na concorrência, inclusive à luz de comentários de terceiros. O nosso objetivo não mudou – qualquer decisão futura sobre este novo acordo garantirá que o crescente mercado de jogos na nuvem continue a beneficiar de uma concorrência aberta e eficaz que impulsiona a inovação e a escolha.
Jogos na nuvem da Activision Blizzard vendidos à Ubisoft por 15 anos
A CMA também revelou que rejeitou a alegação da Microsoft de que a ordem final para bloquear o acordo originalmente proposto não deveria ser executada:
A Microsoft argumentou que, por diversas razões, houve uma alteração substancial das circunstâncias desde a decisão original. Após cuidadosa consideração, isto foi rejeitado pelo grupo de inquérito independente.
Essa é provavelmente a razão pela qual a Microsoft está a fazer esta nova proposta. E entretanto, a Ubisoft publicou o seu próprio anúncio onde afirma que:
Com uma única assinatura do Ubisoft+ Multi Access, os jogadores poderão em breve jogar os seus jogos favoritos da Ubisoft e da Activision Blizzard em diversas plataformas, incluindo PC, consolas Xbox e Amazon Luna, e na plataforma PlayStation através do Ubisoft+ Classics. O acordo oferecerá aos jogadores acesso ainda maior a uma grande biblioteca de títulos clássicos e adorados, bem como aos lançamentos mais recentes, tudo através de streaming na nuvem.
Portanto, agora todos têm de esperar mais alguns meses para que a CMA tome uma decisão final sobre esta proposta.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.