Microsoft adiciona a inicialização segura ao Windows 7 antes de o descontinuar

Microsoft adiciona a inicialização segura ao Windows 7 antes de o descontinuar

12 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Dia 10 de janeiro de 2023 fica marcado como sendo o dia em que a Microsoft se despediu definitivamente do Windows 7 e do Windows 8.1. Isso significa que desde esse dia a empresa encostou completamente esses sistemas operativos, e nem pagando a empresa fornece atualizações para os mesmos.

Isso significa que não serão lançadas mais atualizações de segurança, através do habitual Patch Tuesday, e os utilizadores terão que atualizar para uma versão mais recente do sistema operativo, nomeadamente o Windows 10 ou Windows 11.

Mas ainda antes de descontinuar o Windows 7, a Microsoft deu-se ao trabalho de ativar o UEFI nativo e o Secure Boot (inicialização segura) no sistema operativo. O UEFI Secure Boot foi algo que a empresa de Redmond introduziu com o Windows 8. A Microsoft fez essa grande mudança no Windows 7 com o Patch Tuesday de setembro (KB5017361), embora não tenha sido anunciado, pois as notas de lançamento não mencionavam nada desse tipo.

A inicialização segura basicamente garante que um dispositivo seja inicializável apenas com software assinado pela fabricante ou OEM e é um pouco bizarro ver o recurso chegar ao Windows 7 depois de todos esses anos, especialmente quando o sistema operativo "morreu". Embora seja realmente um bom passo da Microsoft, é surpreendente ver o quão tarde no ciclo a empresa pressionou esse recurso.

Aqui fica uma captura de ecrã que mostra a opção de ativar a inicialização segura (Secure Boot) no Windows 7:

inicialização segura

No entanto, a implementação não é perfeita, pois muitos utilizadores que tentaram ativar o UEFI e a inicialização segura ficaram presos no logótipo de inicialização do Windows, pois os drivers de exibição VGA.sys e VGApnp.sys não foram atualizados. Isso significa que os sistemas UEFI Classe 3, que não oferecem suporte ao Módulo de Suporte à Compatibilidade (CSM) ou ao modo Legado, exigirão algo como a solução UefiSeven para exibição.

No geral, é uma adição interessante, mas provavelmente é melhor atualizar para o Windows 10 ou mais recente se não for a pessoa mais experiente em tecnologia.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.