Microsoft dá finalmente importância ao Backup do Windows 11

Microsoft dá finalmente importância ao Backup do Windows 11

30 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

A Microsoft está finalmente a trabalhar em melhorias na experiência de backup e restauro do Windows 11. Como parte do lançamento do Windows 11 Insider Preview Build 23466 (Dev Channel), uma aplicação de backup do Windows foi apresentado.

Segundo a própria Microsoft, o Windows Backup é uma extensão de um recurso de restauro de aplicações anunciada no ano passado… mas que foi adiada. Num novo dispositivo, o objetivo deste último é ajudar a restaurar automaticamente as aplicações instaladas anteriormente através da Microsoft Store.

E tal como já acontece em outros sistemas operativos, por exemplo no Android e iOS, o objetivo passa por facilitar a transição para um novo PC . O objetivo principal é fazer backup rapidamente do PC usado atualmente e prepará-lo para ser migrado para um novo PC.

Essa nova aplicação inclui backup em nuvem de ficheiros, documentos e fotos, aplicações instaladas no PC antigo e até o seu posicionamento na barra de tarefas ou no menu Iniciar, várias e variadas configurações do Windows, identificadores. Além disso, parece que a Microsoft Store e o OneDrive estão envolvidos em todo este processo.

Para aplicações que não fazem parte da Microsoft Store, o backup é um ponto de interrogação. Além disso, a capacidade de armazenamento do OneDrive entrará em jogo. Uma forma de levar os utilizadores a subscrever a uma assinatura paga?

Backup

Windows Backup está a ser testado

Com a compilação 23466, a Microsoft aponta que nem todas as configurações e tipos de aplicações são suportados, e o backup de uma conta de trabalho também não é suportado. Entre outros recursos de avaliação, o Windows 11 Insider Preview Build 23466 apresenta um novo tipo de volume de armazenamento Dev Drive. Baseado no sistema de ficheiros ReFS (Resilient File System), ele deve atender às necessidades dos programadores em termos de desempenho e segurança.

O Dev Drive está associado a um novo modo de desempenho no Microsoft Defender Antivirus. Segundo a Microsoft e comparado ao Windows 11 atualmente, o Dev Drive melhora os tempos de operação de I/O (entrada/saída) em 30% e para repositórios contendo milhares de ficheiros.

Para a configuração de um volume Dev Drive, é possível criar um espaço de armazenamento livre de um disco existente ou de um disco virtual VHD, VHDX. Um volume de unidade de desenvolvimento deve ter pelo menos 50GB e 8GB ou mais de RAM são recomendados para o dispositivo

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.