Microsoft força a instalação do PC Health Check nos dispositivos com Windows 10

Microsoft força a instalação do PC Health Check nos dispositivos com Windows 10

28 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

Ainda não fez um mês que o Windows 11 começou a ser lançado, porque como sempre, a Microsoft não tem forma de distribuir o seu sistema operativo para todos os utilizadores ao mesmo tempo. Alem disso, nem todos os dispositivos são compatíveis com o mesmo, e é por isso que a Microsoft oferece uma ferramenta, o PC Health Check que os utilizadores podem instalar para descobrir se o seu dispositivo está apto para receber o novo sistema operativo.

Embora a aplicação PC Health Check tenha sido lançado inicialmente em conjunto com os requisitos de sistema do Windows 11, ela também oferece dados de diagnóstico em outras áreas, como bateria, armazenamento e tempo de inicialização. Agora, parece que a Microsoft está a forçar a instalação desse software em dispositivos com o Windows 10.

Segundo está a ser relatado, o KB5005463, que foi disponibilizado há alguns dias, instala a aplicação. A Microsoft entretanto já confirmou essa situação na sua página dedicada à actualização, e diz que as pessoas que instalarem a mesma terão actualizações importantes da aplicação instaladas automaticamente quando abrirem o PC Health Check, e que não há como desactivar isso.

PC Health Check

PC Health Check começa a aparecer instalado nos PCs com Windows 10

Obviamente, ninguém gosta de ter software instalado à força na sua máquina, então e quase de forma natural, começaram a surgir protestos nas redes sociais. O bom é que os utilizadores podem desinstalar o PC Health Check através das Definições do Windows, mas o mau é que ele é reinstalado nas actualizações subseqüentes do sistema operativo.

Resumindo, a ferramenta é bastante leve, já que tem pouco mais de 10MB, e não consome recursos quando está encerrada, como tal, não parece ser problemático a sua instalação, mas a Microsoft tinha obrigação de informar, e questionar, os utilizadores.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.