Microsoft finalmente corrige o bug das partições do  Windows 10

Microsoft finalmente corrige o bug das partições do Windows 10

13 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Se instalar o Windows 10 2004, que foi lançado no passado mês de Maio, deixará de ter problemas com a partição de recuperação. A Microsoft realmente melhorou a forma como o sistema operativo gere a criação da partição em questão.

Quando o Windows 10 é instalado pela primeira vez, ele cria uma partição de recuperação para restaurar o sistema em caso de problemas, ou necessidade de redefinição com os padrões de fábrica. No entanto, em certos casos, a partição em questão é colocada no início do disco rígido, ou do SSD. Então, na segunda posição, encontramos a partição principal do Windows. Problema: O sistema operativo encontra dificuldades quando precisa de estender a partição de recuperação assim que ficar sem espaço. Nesse caso, o Windows 10 cria uma segunda partição de recuperação. O que desnecessariamente confunde o sistema.

Certamente, para resolver o problema, é possível usar a ferramenta Diskpart. Mas para os menos experientes, esse tipo de ferramenta nem sempre é fácil de entender, e o medo de perder dados preciosos é ainda maior.

Mesmo que a Microsoft recomende, desde 2017, colocar a partição de recuperação após a partição principal, a sua posição foi deixada ao critério das fabricantes de PCs, ou da forma como a máquina manipula os discos GPT e UEFI. A ideia era, portanto, garantir que a partição de recuperação seja sistematicamente colocada atrás da partição principal e que a sua posição não dependa de um integrador, ou fabricante.

Windows 10 partição

Microsoft corrige finalmente a posição da partição de recuperação do Windows 10

E foi finalmente essa a escolha que a Microsoft fez com a actualização 2004 do Windows 10. Se instalar o sistema operativo numa configuração em branco, deverá observar um posicionamento adequado das diferentes partições.

Agora, primeiro encontramos a partição do sistema (que é imutável e sempre do mesmo tamanho), depois a partição principal e, finalmente, a partição de recuperação. Por fim, note que esta provisão requer uma instalação ou reinstalação completa do sistema operativo, e que uma actualização simples do Windows Update não é suficiente.

Embora a Microsoft, oficialmente, não tenha falado sobre esta inovação durante a implantação da edição de 2004 do Windows 10, a editora de Redmond reconheceu-a oficialmente ao pessoal do site Windows Latest.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.