Microsoft enterra o Windows Mixed Reality
21 Dezembro, 2023É o fim do Windows Mixed Reality, a plataforma de realidade mista da Microsoft. Ela será totalmente encerrada com uma atualização futura que está a chegar ao Windows, pelo menos segundo as palavras da própria Microsoft.
O fim do Windows Mixed Reality
A Microsoft lançou o Windows Mixed Reality em 2017 numa tentativa de competir com rivais no espaço de realidade virtual, como HTC e Oculus (que agora é propriedade da Meta). As primeiras críticas foram positivas. O Apple Vision Pro poderá oferecer uma experiência semelhante quando estiver disponível no início de 2024. Mas o headset não será para todos, já que custa cerca de $3499.
A plataforma da Microsoft foi adotada por diversos headsets, como o HP Reverb G2 e outros fabricados por empresas como Acer, Asus e Samsung. A aplicação Windows Mixed Reality Portal forneceu acesso a jogos, experiências e muitas aplicações de produtividade relacionados ao trabalho. No entanto, parece que a taxa de adoção não foi adequada, daí o abandono.
A Microsoft vem reduzindo gradualmente a sua divisão de realidade virtual. O chefe do HoloLens, Alex Kipman, abandonou a empresa no ano passado após alegações de má conduta sexual, e a empresa posteriormente cortou 10.000 postos de trabalho, muitos dos quais envolviam funcionários por trás dos projetos de realidade mista da Microsoft, incluindo a aplicação AltspaceVR, agora abandonado.
Apesar disso, a Microsoft continua focada em outros serviços, como a sua aplicação Microsoft Mesh que em breve permitirá que pessoas se reúnam num espaço virtual sem headsets. A empresa também começou a permitir que utilizadores de headsets Meta Quest acedam a aplicações do Office e à sua plataforma de jogos na nuvem da Xbox, graças a uma parceria com a Meta.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.