Microsoft “enterra” a Cortana para Android e iOS
2 Agosto, 2020Tal como muitos outros gigantes da tecnologia, a Microsoft queria ter o seu próprio assistente de voz digital. A Cortana nasceu mas não teve o sucesso que era esperado, e não chegou a fazer frente aos seus maiores rivais, o Google Assistant, Amazon Alexa ou a Sir.
Infelizmente, ao contrário do Google Assistant ou Amazon Alexa, a Cortana nunca conseguiu tornar-se popular, apesar de estar integrada no sistema operativo Windows, alem de estar disponível em plataformas como iOS ou Android.
É por esse motivo que agora, não é realmente surpreendente saber que a empresa Redmond anunciou que as aplicações da Cortana desaparecerão do iOS e do Android. Segundo a declaração oficial da Microsoft:
“à medida que avançamos para uma experiência de assistente com inteligência artificial no Microsoft 365, precisamos ajustar as nossas prioridades em inovação e desenvolvimento para oferecer aos nossos clientes a ajuda onde eles precisam mais. Como resultado, faremos algumas alterações nos recursos menos utilizados do cliente.”
Cortana para Android e iOS, só via Microsoft 365
Isso não significa que a Microsoft tenha definitivamente “morto” a Cortana, de modo a que esse assistente desapareça completamente. A Cortana continuará a existir no Android e no iOS, mas será simplesmente integrada às aplicações do Microsoft 365. Por outras palavras, se realmente precisar de usar a Cortana, precisará de ter o Microsoft 365. O suporte a habilidades de terceiros da Cortana será preterido a partir de 7 de Setembro, enquanto a aplicação principal deixará de funcionar no início de 2021.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.