Microsoft Edge conta com novo modo que deve activar já no seu portátil

Microsoft Edge conta com novo modo que deve activar já no seu portátil

20 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Microsoft anunciou vários novos recursos para o seu mais recente browser, o Microsoft Edge, que estão presentes em várias áreas. E como estamos num período onde aumenta o consumo, e as compras online, por causa do Black Friday e do Natal, a maior parte desses recursos diz respeito às compras. E mais precisamente o acompanhamento dos preços dos artigos. Mas há um recurso que vai impactar todos os utilizadores, pois afecta directamente a gestão de energia dos dispositivos.

A Microsoft de facto anuncia a chegada de um modo chamado Modo de Eficiência. E tal como o seu nome sugere, ele reduz o uso de recursos do sistema pelo navegador. Isso inclui recursos e memoria RAM e de capacidade do processador. Sob certas condições, actualmente o Microsoft Edge activa uma função que adormece certos processos e certas guias, com o objectivo de reduzir a sua pegada na RAM e no CPU.

Se o Microsoft Edge já sabia como colocar as guias a hibernar, o navegador agora pode fazer isso automaticamente. Na verdade, a principal condição para activar este modo é a se quiser poupar bateria. No entanto, terá que ir para as definições deste modo para que ele se possa activar automaticamente.

Microsoft Edge

Microsoft Edge agora conta com um Modo de Eficiência

Existem duas consequências para isso. A primeiro é a aceleração de processos activos, ou de primeiro plano. Este é um dos maiores problemas dos navegadores modernos: a proliferação de guias aumentou muito os requisitos de recursos, chegando a desacelerar certas configurações. A segunda consequência é o aumento da autonomia, os processos nas abas inactivas deixam de consumir mais energia.

Obviamente, esta segunda vantagem, que é a mais importante, não diz respeito a todos. De facto, apenas os dispositivos com bateria, como os PCs portáteis, verão a sua autonomia aumentar. A Microsoft não confirma se esta função afecta apenas o Windows 11 ou também o Windows 10, mas alguns testes aqui no Noticias e Tecnologia, revelam que afecta os 2 sistemas operativos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.