Microsoft disponibiliza o novo Windows 11 23H2

Microsoft disponibiliza o novo Windows 11 23H2

31 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de uma longa espera, a Microsoft finalmente disponibilizou o novo Windows 11 23H2. Trata-se da mais recente “grande atualização” para o seu sistema operativo, e já permite aos utilizadores descarregarem as imagens oficiais para instalações limpas, ou atualizações locais.

Assim como aconteceu com os seus antecessores, o Windows 21H2 e 22H2, o Windows 11 23H2 terá dois anos de suporte ativo com atualizações cumulativas mensais, correções e novos recursos. Como lembrete, o Windows 11 21H2 atingiu o seu fim de sua vida útil no início deste mês de outubro. Quanto à versão 22H2, a Microsoft continuará a dar suporte até sensivelmente daqui a um ano, até 4 de outubro de 2024 para ser mais preciso.

As novas versões do Windows 11 são lançadas uma vez por ano – na segunda metade do ano civil – através do Canal de Disponibilidade Geral. Eles são atendidos com atualizações mensais que incluem itens de segurança e não relacionados à segurança. Hoje, 31 de outubro de 2023, marca o início de 36 meses de suporte para as edições Enterprise e Education do Windows 11 23H2. As edições Home e Pro do Windows 11, versão 23H2, recebem 24 meses de suporte.

Embora uma nova “grande atualização” do Windows 11 pareça interessante, ele tem muito pouco para oferecer se já tiver instalada a atualização do Moment 4. A maior mudança que notará após a instalação limpa do Windows 11 versão 23H2 é a falta da Cortana e da antiga aplicação Mail. É que a Microsoft substituiu o último pelo novo Outlook. Além disso, a aplicação Chat deixou de estar fixa na barra de tarefas, e o Microsoft Teams assumiu o controlo.

Windows 11 23H2 disponível para instalação

Se estiver a atualizar para a versão 23H2 a partir de atualizações mais antigas do Windows 11 ou do Windows 10, a versão mais recente trará muitos recursos novos. Só para citar alguns: um mixer de volume redesenhado, atualizações da barra de tarefas, novo Explorador de ficheiros com suporte a ficheiros RAR e 7-Zip, controlos RGB nativos na aplicação Definições, Windows Copilot, Fotos e Paint melhorados, uma nova aplicação Windows Backup, e muito mais.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.