Microsoft começa a despedir-se da Cortana

Microsoft começa a despedir-se da Cortana

4 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Tal como estava previsto, a Microsoft está a começar a despedir-se da Cortana. Depois de menos de uma década de serviço não particularmente honroso, o assistente virtual, e vocal, da empresa começa a abandonar o Windows, mas permanece disponível em outros locais, como por exemplo, nas versões do Outlook e do Teams para dispositivos móveis, no monitor da Microsoft e nas salas do Microsoft Teams.

Por um lado, o insucesso alcançado nos últimos anos e a disseminação dos serviços de inteligência artificial, por outro, têm a ver com isso, o que levou a Microsoft a tomar a decisão de descontinuar a aplicação Cortana do Windows 11.

Já no início de junho, a empresa havia anunciado o fim do suporte a este software, que a partir do mês de agosto é essencialmente abandonado pela Microsoft, como sublinha a última atualização visível na Microsoft Store. Por enquanto, diz respeito aos utilizadores do Windows Insider dos canais Dev e Canary, mas nas próximas semanas deve deixar de funcionar para todos os utilizadores, a julgar pelo comunicado de imprensa partilhado pela empresa.

Em sua substituição está o Windows Copilot, o software de IA embutido no Windows que a Microsoft está a desenvolver. Ainda está em fase beta, reservado para utilizadores do Windows Insider, mas também à luz da despedida da Cortana, é razoável esperar uma próxima disponibilidade mais difundida.

Fim da Cortana abre espaço para o Windows Copilot

[quads id=RndAds]

Assim, quase dez anos depois do seu lançamento, lembramos que a Microsoft introduziu a Cortana no Windows Phone 8.1, em 2014, a empresa olha mais longe, principalmente para soluções que usam inteligência artificial para apoiar o utilizador em várias ações. Para além do Voice Access, que permite controlar o PC e escrever com a voz, o utilizador conta ainda com o novo Bing que, graças à IA, dá respostas sobre vários temas e informações acedendo à Web, Microsoft 365 Copilot que utiliza IA para gerir a produtividade e, precisamente, o Windows Copilot, o verdadeiro substituto da Cortana, que fornecerá assistência centralizada para realizar operações simples, e complexas.

“Estamos ansiosos para continuar a inovar e usando a inteligência artificial para ajudá-lo a trabalhar de maneira mais inteligente e rápida. Esperamos que encontre novas formas de utilizar a IA para economizar tempo e focar no que é mais importante para si.” A Microsoft conclui assim a comunicação relativa à descontinuação da app Cortana para Windows, uma assistente virtual que provavelmente fará falta a um círculo muito reduzido de utilizadores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.